quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Consumo de cerveja tem aumentado e gerado novas oportunidades de mercado


Quando os amigos se reúnem em um bar para um happy hour, a pedida é quase unanime: cerveja. É indiscutível que essa bebida tomou o gosto dos brasileiros, se tornando a maior preferência para qualquer ocasião. Além disso, o mercado de cervejas artesanais tem aumentado a cada dia, sendo uma alternativa de consumo para os fanáticos na bebida. Cervejas puro malte, de trigo, mais amargas, com teor alcoólico maior, com gosto de frutas e muitas outras opções têm sido desenvolvidas para atender um grande nicho de mercado que vem se criando ao longo dos tempos.
Além disso, o aumento do consumo da bebida tem gerado oportunidade para abertura de novos empreendimentos. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel apontou que o consumo de cerveja cresceu no último ano no Brasil. Em 2016, a bebida era consumida em 62,3% dos domicílios brasileiros, percentual que subiu para 62,7% em 2017 e para 63,4% em 2018.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, no fim de 2017, havia 679 cervejarias registradas. Devido ao crescimento contínuo do setor cervejeiro nacional, em nove meses, esse número aumentou para 835 unidades produtoras. Só em Minas Gerais, foram 112 cervejarias novas registradas.
Apostando nesse mercado cervejeiro, em 2017, Alex Schauerhuber Dante e o sócio Luiz Gustavo Rodrigues de Menezes decidiram investir e abrir a Cervejaria Abadiana. “Tudo começou como um hobby. Nós fazíamos em casa e bebíamos com os amigos. Eles começaram a pedir para fazermos em grande escala para as festas deles. Até que surgiu a ideia de, então, abrir a cervejaria, e tem dado muito certo”, conta Alex.
Sobre este nicho, Alex acredita que o perfil dos apreciadores da cerveja mudou, abrindo espaços para novas formas de degustar. “As pessoas estão em busca de qualidade. Estão dispostos a pagar mais e beber melhor uma cerveja artesanal de qualidade ”, finaliza Alex.

Saint Patrick
Uma das mais tradicionais festas cervejeiras conhecidas é comemoração de Saint Patrick, na Irlanda. O St. Patrick’s Day já espalhou por todo o mundo e, no dia 17 de março, milhares de pessoas se reúnem em uma grande festividade em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda. A cor verde e o trevo de quatro folhas compõem a vestimenta dos festeiros, que estão sempre acompanhados de grandes canecas cheias de chops, muitas das vezes, inclusive, também com a coloração esverdeada (a green beer).
Em Uberlândia, a comemoração será realizada nos dias 15, 16 e 17 de março, no Fórum Abelardo Penna. O Saint Patrick’s Beer Festival traz à cidade mineira um pouco desta tradicional festa regada de muita cerveja. A extensa programação cultural contará com diversas cervejarias participantes, representando a região, e uma gastronomia diferenciada com food trucks e food tents. Além disso, exposição de carros antigos e shows com grandes nomes da cidade, como a banda Venosa, animarão o fim de semana, regado de muita cerveja.

Serviço
Saint Patrick’s Beer Festival
Data: 15, 16 e 17 de março
Hora: sexta-feira, de 18h às 24h, sábado, de 15h às 24h, e domingo de 15h às 22h
Local: Fórum Abelardo Penna (Rua Coronel Antônio Alves Pereira – Centro)
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Consumo de cerveja tem aumentado e gerado novas oportunidades de mercado
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial