Tendência tem oportunizado empreendimentos inovadores e
democratizado a experiência com os vinhos
A grande paixão dos brasileiros é, sem dúvida, sentar em um bar
e degustar uma boa cerveja gelada. Mas outras bebidas têm caído no gosto dos
consumidores, abrindo espaço para um novo nicho de mercado e novos
empreendimentos. Os “wine bars” são bares que vendem, preferencialmente,
vinhos, e têm se tornado tendência em grandes cidades do Brasil. Isso porque o
consumo da bebida vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, chegando a
dois litros por pessoa, saltando de 22 para 30 milhões de consumidores, segundo
dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), no segundo
semestre de 2017.
Os wine bars trazem uma nova experiência para os iniciantes e
amantes da bebida, já que o objetivo é desmistificar a bebida e democratizar o
consumo. No local, é possível pedir auxílio aos sommeliers, que indicarão a
melhor harmonização ou vinho para o paladar de cada pessoa. Este diferencial
traz uma segurança aos iniciantes, já que escolher um bom vinho, entre os
milhares de rótulos existentes, não é tarefa fácil. O profissional fica à
disposição para sanar dúvidas, ajudar na escolha e indicar boas harmonizações
para os clientes. “Nem todas as pessoas entendem de vinho. Então, ter este
profissional que pode entender seu gosto e indicar o melhor vinho, torna a
experiência no bar ainda mais prazerosa”, ressalta o sommelier Bruno Venâncio.
Além disso, segundo Bruno, um bom vinho tomado em ocasião
errada, pode não trazer a vivência esperada da bebida. “Apesar do vinho tinto
ainda ser muito consumido no verão, a procura pelos vinhos brancos, rosés e
espumantes aumenta nesta época devido à sensação de frescor. Já os vinhos
tintos mais encorpados, como devem ser bebidos em condições mais naturais, no
verão, podem dar a sensação de calor”, explica.
Os Wine bars, que têm se tonado tendência entre os brasileiros,
geralmente, apresentam um ambiente rústico e intimista, acomodando poucas
pessoas para encontros casuais de casais, amigos, confraternização de trabalho,
reunião de amigas e happy hour. O diferencial desses ambientes está na forma
como é trabalhada a degustação da bebida, geralmente, com eventos para
experimentar vários rótulos, eventos de degustação para conhecer e entender
mais da bebida, jantares temáticos e rodízios, além de uma carta de vinho
variada, com preços variados também.
Tendência
de wine bar chega a Uberlândia
Inaugurada no final de 2018, a Viva Vino tem apresentado novas
experiências aos uberlandeses apaixonados por vinhos, assim como para os
iniciantes, com o único intuito de desfazer o estereótipo de que vinho é uma
bebida elitizada. A Viva Vino é um bar e loja de vinhos, espumantes, queijos
artesanais e cachaças finas, onde o conceito da experiência é destaque, com
capacidade para acomodar até 30 pessoas.
No estoque, mais de 350 rótulos de várias nacionalidades como
Argentina, Chile, Portugal, Brasil, França, Itália, Espanha e outros diversos.
Os preços variam entre R$ 36 e R$ 490 e o atendimento é feito por profissionais
especializados. "Trabalhamos com garrafas maiores, para grupos de amigos,
e de 375 e 187 ml, que é ideal para aqueles que bebem sozinhos", explica
um dos sócios, Breno Merola.
Entre os diferenciais da nova casa de vinho, destaca-se a
promoção de cursos, degustações e o rodízio. “O rodízio é nosso grande
diferencial, pois é uma oportunidade da pessoa conhecer e degustar diversos
vinhos de uvas e nacionalidades diferentes, pagando um valor único e justo”,
explica Breno. Além disso, outro ponto inovador serão os jantares temáticos.
“Iremos realizar jantares temáticos, trazendo a cultura e comidas típicas de
outros países, sugerindo a harmonização com os melhores vinhos”, salienta
Breno.
Compartilhar
Wine bars são novos nichos de mercado
4/
5
Oleh
Não Perde Não