segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Risco de intoxicação alimentar aumenta no verão


Por: Dra. Carolina Pádua – Nutricionista do Hospital Santa Clara

Intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos contaminados com micróbios, parasitas, bactérias, e vírus. Ela é comum quando o alimento é carne crua ou esteve exposto ao ambiente e deixado fora de conservação por muito tempo. Peixes e frutos do mar, também são formas corriqueiras de adquirir a doença. Entre os incômodos causados por ela estão os vômitos, enjoos, diarreia e febre.
A intoxicação pode acontecer em qualquer período do ano, já que está relacionada diretamente com a alimentação, mas ela é mais comum durante o verão. Isso porque, nessa época, devido a elevada temperatura, a reprodução dos microrganismos prejudiciais à saúde aumenta e os alimentos ficam mais expostos a eles. Além disso, nesse período, as pessoas costumam frequentar mais as praias e ingerir peixes e frutos do mar, por isso, é necessário ficar atento a procedência do alimento.
A fim de evitar esse desconforto, recomenda-se lavar bem os alimentos antes de ingerir, como frutas e saladas. É necessário higienizar as mãos antes de qualquer refeição. Alimentos como carnes e peixes, não devem ficar muito tempo fora de conservação e as comidas quentes não podem ficar expostas ao ambiente por mais de meia-hora. Caso esteja na praia, evite os molhos quentes, peixes, carnes e frutos do mar que a preparo não seja conhecido. A alta temperatura que esses alimentos ficam expostos facilita sua degradação.
 Mas se alguém já estiver apresentando os sintomas da intoxicação alimentar, como vômitos frequentes, diarreia, fraqueza, enjoos e febre alta, o ideal é procurar atendimento médico. O tratamento varia de acordo com cada caso, pode ser indicada a reparação de nutrientes por via intravenosa e, também, o uso de antibióticos.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Risco de intoxicação alimentar aumenta no verão
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial