segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Instituto Projeto de Vida será lançado nesta segunda-feira (21) em Uberlândia


Projeto piloto Carreira forma primeira turma

Modificar a vida das pessoas por meio da transferência de conhecimento específico e prepará-las para que utilizem as habilidades que têm em seu projeto de vida. Ao compartilharem do ideal de oportunizarem maneiras eficazes para que todos possam se juntar e mudar a realidade da educação em Uberlândia e no resto do país, os empresários Felipe Calixto, da Sankhya e Ricardo Rocha, da Softbox em parceria com Raquel Garcia, profissional da área de Marketing, criaram a incrível proposta do Instituto Projeto de Vida. Para celebrar a conquista dos primeiros frutos será realizado nesta segunda-feira (21), às 19h, o lançamento oficial do Instituto na Universidade UNA, onde ocorrerá a formatura da 1ª turma do Projeto Carreira, uma das três vertentes que norteiam o Instituto.
De acordo com Raquel Garcia, o objetivo de criar o Instituto Projeto de Vida deu-se devido a uma análise do cenário da educação no país e na cidade de Uberlândia, e a uma pesquisa feita junto a um grupo de empresários para saber quais as dificuldades que apontavam para serem sustentáveis econômica e socialmente. A resposta foi a grande demanda de profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho. “O projeto não é apenas de inclusão social, e também, econômico porque impacta na sustentabilidade das empresas. Os jovens precisam de um direcionamento, especialmente porque o cenário aponta para mudanças no mercado de trabalho, e o que se percebe é que as escolas e as universidades não estão preparando as pessoas em conformidade com as expectativas das empresas”,  explica.     
Instituto Projeto de Vida existe desde março de 2018, contudo ganhou robusteza em outubro com a parceria de empresários e profissionais de diversas áreas que se envolveram no projeto. Atualmente, o Instituto Projeto de Vida desenvolve atividades em três frentes de atuação: o Projeto Carreira que prepara e qualifica jovens e direciona para contratações,  recebeu em sua primeira turma jovens de diversas formações acadêmicas e profissionais que juntos receberam aulas ministradas por empresários, psicólogos, coaches e empreendedores das mais diversas áreas. O curso de duração de 2,5 meses, tem carga horária de 280 horas. A segunda turma inicia em 23 de janeiro.
O Instituto também tem como propósito implementar práticas e saberes junto aos professores, diretores e equipes pedagógicas de escolas de Ensino Fundamental, através do Projeto Total. A partir de uma metodologia exclusiva, criada pela Pixl Club Mundial,  e adaptada para a realidade brasileira pelo Instituto Aprender UK e Instituto Total, agregam mais conhecimentos, desenvolvem habilidades e aproveitam experiências para impactarem o  cotidiano escolar dos alunos e comunidade escolar, resultando numa melhor preparação para a vida das crianças do ensino fundamental. “O Projeto Total está sendo aplicado em três escolas do Shopping Park. São três anos de formação e acompanhamento que transformam de maneira muito positiva os resultados como: notas dos alunos, presença em sala de aula e índices de melhoria no aprendizado, apontados pelo IDEB.  A proposta é expandir o projeto Total no Brasil”, afirma Raquel Garcia.
Também há espaço para as pessoas que não tiveram acesso à formação profissional, por meio do Projeto Transforma. O intuito deste projeto é integrar pessoas em situação de  vulnerabilidade social, ex-presidiários, ou pessoas carentes, ao processo de inclusão social  por meio de cursos profissionalizantes que possam reverter as duras realidades em respeito que é preconizado pelos direitos fundamentais humanos e, consequentemente, levar ganhos às empresas, poder público e toda a sociedade.
No dia 11 de fevereiro, o Transforma iniciará um curso para a comunidade do bairro Morada Nova. Será a primeira ação desta tão especial vertente do Instituto Projeto   de Vida.    
Frente a esses três projetos estão dezenas de profissionais, entre eles CEOs, professores, especialistas, coachings, psicólogos e empresários compartilhando conhecimento e oferecendo para o mercado de trabalho calouros e veteranos mais prontos. “Somente no Projeto Carreira 18 pessoas receberão diploma de conclusão de curso e todos serão encaminhados para as empresas parceiras do Instituto Projeto de Vida para contratações. Com mais pessoas inclinadas a fazer o bem, a transformação acontece de forma mais rápida e com mais consistência. Essa crença, faz com que todos, juntos, possam transformar a realidade do país”, enfatiza Raquel Garcia.
Para saber mais sobre o instituto: www.institutoprojetodevida.com.br

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Instituto Projeto de Vida será lançado nesta segunda-feira (21) em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial