segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Empresários investem no nicho da cerveja artesanal de olho na crescente demanda de público


Alguns dos rótulos das deliciosas cervejas estarão em destaque no Udi Beer Festival  que acontece de 25 a 27 de janeiro, no estacionamento do Uberlândia Shopping

O número de indústrias de cervejas artesanais produzidas em Uberlândia cresce na cidade. Desde que foi instituído o Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (Lei 12.801/2017) foram instaladas ou consolidadas mais de 10 micro-cervejarias.
            Em Uberlândia, a cervejaria Uai Bier, por exemplo, abriu as portas no bairro Minas Gerais, há 1 ano, com novas técnicas, ingredientes especiais e tecnologia de ponta. Segundo um dos sócios-proprietário da Uai Bier, Alicinio Caetano Junior, o investimento para abrir o negócio foi de R$ 1,5 milhão. “Optamos pelo negócio devido a paixão em produzir cerveja artesanal e levar ao consumidor final um produto de melhor qualidade”, afirma.
            A cervejaria Uai Bier possui, hoje, em sua linha, 6 estilos da bebida: American IPA - Dollar Bill, English IPA – Calcuttá, WeissBier – Schäffer, Irish Stout – Sláinte, Pilsen – Coralina e Nova IPA – Jiriza.
            A fábrica tem capacidade instalada para 7 mil litros por mês. Alicinio destaca o crescimento anual da empresa, em torno de 30% no volume de produção. “Atualmente, distribuímos em diversos bares, restaurantes e supermercados de Uberlândia e região. Nosso foco é atender a demanda de eventos para que as pessoas experimentem os estilos”, disse.
            Outra fábrica que também produz cerveja artesanal é a Abadiana Cerveja Artesanal, localizada na região central da cidade. A distribuição é feita em bares, pub e restaurantes. Ao todo, são 9 rótulos: American Lager, "Pilsen", Munich Helles Lager, Amber Lager, Weiss Trigo, American Pale Ale  APA, 2x American IPA, Black IPA e Imperial IPA. O proprietário, Alex Schauerhuber Dante, relata que o investimento para abrir o negócio, o ano passado, foi de R$ 1 milhão. “O mercado está crescendo e os amantes da bebida têm procurado por cervejas de qualidade, sem aditivos e pura. Por isso, resolvemos fazer nossas próprias cervejas”.
            Alex explicou que as cervejas produzidas na Abadiana levam, em média, 25 dias pra ficarem prontas. “Em grandes cervejarias, em 7 a 9 dias já são engarrafadas. A nossa ainda vai para barris ou garrafas. Sem falar nos insumos que utilizamos. Todas nossas cervejas são Puro Malte”.  

Udi beer Festival
            Para difundir a cultura desse tipo de bebida que tem caído no gosto de muitos brasileiros, a cidade contempla bares que vendem cervejas artesanais e promovem eventos que atraem muita gente.    
            Para impulsionar o crescimento do setor, como a cultura local de incentivar o desejo de experimentar novos sabores, Célio Cardoso, diretor da Revista Cult, realiza o Udi Beer Festival de 25 a 27 de janeiro, no estacionamento do Uberlândia Shopping. “Além de valorizar a cultura da cerveja, o objetivo do evento é elevar a competitividade e a sustentabilidade das micro cervejarias, e também valorizar o rock, o encontro entre amigos, além de oferecer uma diferente opção de lazer. Os apreciadores da cerveja artesanal também terão a oportunidade de interagir com os donos das cervejarias", finaliza.
            “Os eventos abertos ao público permitem difundir a cerveja artesanal ao grande público. Já participei de 10 eventos e o Udi Beer vem somar e ajudar ainda mais o setor”, acrescenta Alex Schauerhuber Dante.
            Na programação do Udi Beer Festival terá diversas opções de gastronomia, exposição de carros antigos e muita música boa. Na sexta-feira, dia 25 de janeiro, terá The Crash Catchers, às 18h, e Mad Houdini, às 20h. No sábado, dia 26 de janeiro, às 18h, é a vez da Autopilots e, às 20h, da Blaymorphed - Maior cover Pearl Jam da América Latina. No domingo, dia 27, tem Defuzz e Bandit.

Ingresso para entrada no evento
            Para cada dia de evento, o ingresso é 1 KG de alimento não perecível que será trocado por um pulseira na loja iBarbearias S.A do Uberlândia Shopping, a partir do dia 20 de janeiro.



Compartilhar

Postagens Relacionadas

Empresários investem no nicho da cerveja artesanal de olho na crescente demanda de público
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial