quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Artista mineiro expõe obras em ferro reciclado e chapas


Exposição Arte, Sustentabilidade e Design fica até março no Uberlândia Shopping; São 60 obras que mostram a nova tendência da arte mundial sustentável e ecológica

De 01/02 a 15/03 o Uberlândia Shopping recebe a exposição Arte, Sustentabilidade e Design, do renomado artista plástico mineiro Rogério Botelho. São 60 esculturas provenientes em sua maioria de ferro reciclado e chapas, com cortes, dobras e justaposições. A beleza da obra se apresenta pelo uso da ferrugem e do ferro retorcido, e pela realidade bidimencional e uma aparente tridimensionalidade. As telas trabalhadas em textura e tinta acrílica com uso de cores fortes buscam os valores de origem da operação artística. As manchas de cores substituem as linhas do desenho acadêmico. Tem como campo de investigação a cor, o espaço e a composição.
      Acredito que seja necessário que nosso cotidiano se encaminhe para o uso de reciclados, dessa maneira podemos ajudar o planeta e no meu caso produzir arte a partir do descartado, disse Rogério Botelho.
A mostra está no piso 2 do Shopping, ao lado da loja DressTo e pode ser conferida das 14h às 22h.

Sobre o artista
Rogério Botelho, nascido em Patrocínio MG, em Setembro de 1966, vive atualmente no Rio de Janeiro e por mais de vinte anos explora aparas e rebarbas de sucata industrial na criação e produção de suas rústicas esculturas em metal. São mais de 20 anos de experiência com dezenas técnicas de pinturas decorativas de sua própria criação. Com cerca de 450 obras em ferro produzidas num período de 17 anos, continua criando peças para paredes, mesas, piso e suspensas. Suas esculturas mostram como a ideia do sustentável ajuda a ampliar a nossa percepção de arte que pode ser produzida através da sucata. O seu trabalho já tem reconhecimento internacional com exposições de sucesso em Florença (2015), Roma (2015), Lisboa (2015/2016), Houston (2016), Odense  Dinamarca (2018). São cerca 15 (quinze) participações em exposições coletivas no Brasil em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Em 2018 produziu uma exposição individual em sua cidade natal. Atualmente expõe uma instalação artística no Centro Cultural dos Correios, na cidade do Rio de Janeiro que tem chamado atenção da mídia.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Artista mineiro expõe obras em ferro reciclado e chapas
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial