segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Hoje é o último dia do sinal analógico em Uberlândia


Mais de 785 mil domicílios nas cidades de Uberlândia, Araguari e Indianópolis terão sinal de TV exclusivamente digital 

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta segunda-feira, 17 de dezembro, o sinal analógico de TV será desligado em Uberlândia, Araguari e Indianópolis. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV) liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou eventos e parcerias com prefeituras, ONGs locais - como a Ação Moradia e Estação Vida -, escolas públicas, postos de saúde, espaços sociais nos bairros, voluntários, mobilizadores, além de 20 instaladores capacitados. Foram mais de 20 ações de mobilização social, incluindo as cinco edições da Caravana da TV Digital e os mutirões realizados em diversos bairros. “Graças ao trabalho que desenvolvemos em conjunto com o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e líderes locais, conseguimos chegar nas comunidades mais distantes e atender a população que mais precisava de auxílio e informação”, explica Cristiano Barbosa, coordenador da Seja Digital em Uberaba.
Os moradores no bairro Residencial Pequis, por exemplo, contaram com a ajuda da voluntária Franciele Maria Pereira que auxiliou vários vizinhos de menor renda e que tinham direito ao kit gratuito a agendarem e retirarem os equipamentos. “Fiquei feliz em ajudar os meus vizinhos a adquirem algo que tinham direito e não sabiam. Agora ninguém precisa se preocupar em comprar uma TV nova, bastava colocar a antena digital e o conversor”, conclui.

Distribuição de kits gratuitos
Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 69  mil kits, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso gratuito ao sinal digital.
Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site  www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Hoje é o último dia do sinal analógico em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial