sábado, 29 de dezembro de 2018

Dicas para aliviar o estresse e a tensão no trânsito


Os brasileiros passam, em média, quase 5 anos no carro ao longo da vida, segundo pesquisa do CSA Research de 2017. Isso reduz significamente a qualidade de vida de motoristas e passageiros que precisam encarar o trânsito pesado a semana inteira, no carro ou transporte público. Essas horas, somadas ao tempo de trabalho, muitas vezes na frente do computador, resultam em longos períodos sentados, com grande acúmulo de estresse.
Para amenizar o estresse e aliviar a tensão no trânsito, a Yogist, startup francesa que desenvolveu método exclusivo de yoga na cadeira, preparou algumas dicas:
1. Descansar os olhos: depois de um longo dia de trabalho, muitas vezes de frente para o computador e em um ambiente com ar condicionado, os olhos ficam cansados e ressecados. As variações de luminosidade ao cair da noite e os faróis dos carros podem aumentar esse desconforto e até provocar enxaqueca. Veja como descansar e reidratar os olhos:
·         Com os olhos fechados, comece a desenhar grandes círculos atrás das pálpebras, procurando a maior amplitude de movimento possível. Faça 10 círculos em um sentido e 10 no oposto. Esse exercício ajudará a repartir o líquido lacrimal nos globos oculares, deixando-os hidratados;
·         De olhos fechados ou semiabertos, posicione as palmas das mãos ao redor dos olhos. Comece a massagear com a ponta dos dedos a região ocular: sobrancelhas, têmporas e maçãs do rosto. Relaxamento garantido.
2. Aliviar a região cervical: a região do pescoço acumula muitas tensões ao longo do dia. Muitas vezes, somente tomamos consciência dessas dores ao se sentar no carro. Neste caso, não faça movimentos aleatórios que podem prejudicar o pescoço; coordene-os com a respiração:
·         Sentado, e com o tronco reto, inspire. Ao exalar, deixe a cabeça cair para o lado direito. Mantenha a posição por, pelo menos, 3 respirações, alongando suavemente a lateral esquerda do pescoço. Inspire e volte para o centro. Na exalação, repita o processo para o outro lado.
·         De volta para o centro, exale, levando o queixo na direção do peito. Mantenha por mais 3 respirações, sentindo a nuca se soltar aos poucos. Volte com cuidado na inspiração.
3. Relaxar a região lombar: a maneira incorreta de sentar e o sedentarismo acabam jogando muita pressão para os músculos e discos intervertebrais da parte de baixo da coluna. Com o cansaço e a falta de musculatura abdominal, surgem as dores lombares. Use o tempo parado no trânsito para alongar e aliviar a região lombar:
·         Recue o assento ao máximo e sente no fundo do banco. Na exalação, incline o tronco para frente e para baixo, querendo colar a barriga nas coxas. Mantenha as costas bem retas para proteger a coluna e conseguir um relaxamento maior. Depois de algumas respirações profundas, inspire e volte para a posição inicial.
O ideal é que os exercícios sejam refeitos em casa e no trabalho. A prática regular é a chave para o alívio das dores ligadas ao estresse e aos distúrbios osteomusculares.

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Oleh

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