quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Seis projetos do Triângulo e Alto Paranaíba são finalistas no Prêmio Prefeito Empreendedor


Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Carmo do Paranaíba estão entre as cidades que concorrem à premiação do Sebrae Minas, que teve mais de 100 inscritos. 

Seis projetos do Triângulo e Alto Paranaíba concorrem à final estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor - iniciativa do Sebrae Minas que destaca projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios -, sendo dois projeto de Uberlândia, dois de Uberaba, um de Patos de Minas e outro de Carmo do Paranaíba. Os vencedores serão conhecidos dia 13 de novembro, em Belo Horizonte, e seguem para concorrer à etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília.
Dos mais de 100 municípios mineiros inscritos na 10ª edição do Prêmio, 96 foram habilitados, desses 30 passaram para etapa final da premiação e concorrem em oito categorias:  Inovação e sustentabilidade; Inclusão produtiva e apoio ao MEI; Pequenos negócios no campo; Desburocratização e implementação da RedeSimples; Compras governamentais de pequenos negócios; Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico; Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios. 
Segundo o gerente da Regional Triângulo e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, William Brito, o intuito da premiação não é apenas reconhecer a gestão do prefeito, mas dar visibilidade para boas práticas que possam ser replicadas. “Uma ação empreendedora como a implantação de soluções desburocratizantes, ou com foco na sustentabilidade, por exemplo, pode circular livremente para que gestores públicos que não concorreram ao prêmio possam se apropriar destas propostas e implantar na cidade deles, por isso a importância de ações que sejam replicáveis. Além disso, estas práticas tornam melhor o ambiente de negócios e a qualidade de vida da população”, destaca o gerente.

Confira os projetos finalistas da Regional Triângulo e Alto Paranaíba:

Uberlândia
Projeto: Inova Uberlândia
Categoria do Prêmio: Inovação e Sustentabilidade
Prefeito: Odelmo Leão
Sobre o projeto: Com o intuito de aumentar a competitividade e sustentabilidade das empresas e mão de obra qualificada para o setor de tecnologia de informação, o programa “Inova Uberlândia” implementa soluções inovadoras aplicadas em diversas áreas de atuação de instituições públicas e privadas, para melhorar a qualidade de vida da população, gerar postos de trabalho e renda; e a fomentar a veia empreendedora da cidade, corroborando para o desenvolvimento local. Para operacionalizar o plano de ação foi criada a Diretoria de Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, que conduz projetos como: UberHub,App Uberlândia – Gestão Total e Polo Tecnológico Sul.
  
Uberlândia
Projeto: Novo Agro
Categoria do Prêmio: Pequenos Negócios no Campo
Prefeito: Odelmo Leão
Sobre o projeto: Uberlândia é referência nacional e internacional no agronegócio, porém, diversos fatores limitavam a ação empreendedora do pequeno negócio do campo. Neste contexto, o Programa Novo Agro promove ações que potencializam as capacidades do território para que haja melhoria significativa dos negócios existentes, bem como, a implementação de novos empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população do campo.   Neste sentido, o programa está distribuído sobre dois eixos estratégicos (a produção e a comercialização de negócios rurais), amparados por 5 pilares: (1) agricultura de pequeno porte; (2) agroecologia; (3) aquicultura; (4) turismo rural; (5) gastronomia de identidade local.O programa impactou, direta ou indiretamente, cerca de 2,2 mil produtores rurais, em 1,5 anos de atuação.

Uberaba
Projeto: Uberaba Empreendedora, Prefeitura Fácil
Categoria do Prêmio: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios
Prefeito: Paulo Piau
Sobre o projeto: Criação do Grupo de Trabalho para Desburocratização (GT) para desenvolver ações de modernização, simplificação e desburocratização dos procedimentos de emissão de alvará. Foi desenvolvido um aplicativo que permite ao empreendedor verificar se uma determinada atividade empresarial ou edificação pode ser feita no local pretendido. Também é possível obter todas as informações acerca dos critérios e regras para que o seu negócio esteja regular com o município, e assim protocolar seu pedido de Alvará. Com isso, o processo ganhou agilidade, passando o prazo de resposta de 10 dias para apenas 1 dia. Assim, foi possível redirecionar servidores para desempenhar outras funções, gerando economia para o município.

Uberaba
Projeto: Ser Formal É Legal
Categoria do Prêmio: Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI
Prefeito: Paulo Piau
Sobre o projeto: A proposta era a formalização e orientação aos trabalhadores informais para gerando riqueza e empregos para a cidade, tornando-se viável por meio de uma nova legislação, desburocratização para emissão do alvará e criação de um selo de higiene pela Vigilância Sanitária. Foram realizados 10.089 atendimentos em 2017, um aumento de 83,54% em relação ao ano anterior, além do aumento da formalização para o Microempreendedor Individual (MEI) de 15,44% a mais que 2016. Os números demonstram a inclusão do MEI na economia da cidade, ajudando no desenvolvimento econômico local.

Patos de Minas
Projeto: Programa Jovens Empreendedores
Categoria do Prêmio: Empreendedorismo na Escola
Prefeito: José Eustáquio Rodrigues Alves
Sobre o projeto: Ao entender a demanda atual de uma educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho e bem-estar do indivíduo, o município de Patos de Minas apresentou o programa “Jovens Empreendedores” aos professores, que abraçaram a proposta ao perceberem que ele proporcionaria uma aprendizagem mais significativa, diminuindo a distância entre o jovem e o mercado de trabalho.O projeto buscou capacitar os educadores da rede municipal, além de promover, estimular e apoiar ações que desenvolvessem as competências empreendedoras, cooperativistas e financeiras nos alunos, impulsionando o desenvolvimento sustentável.

Carmo do Paranaíba
Projeto: Cultura Empreendedora – Despertando Habilidades
Categoria do Prêmio: Empreendedorismo na Escola
Prefeito: Cesar Caetano de Almeida Filho
Sobre o projeto: Surgiu da necessidade de implantação de uma cultura empreendedora que estimulasse o protagonismo juvenil e a perspectiva de futuro nos alunos. Por meio do projeto ocorreu a preparação dos docentes por meio de práticas pedagógicas que estimulassem a disseminação da cultura do empreendedorismo no âmbito das escolas municipais, visando consolidar a implantação da Educação Empreendedora para despertar o senso de cooperativismo nos alunos, e estimular ações que desenvolvam as competências empreendedoras, cooperativistas e financeiras. O projeto aproximou a comunidade com ambiente escolar ao disseminar e multiplicar os conhecimentos do programa, propiciando o desenvolvimento econômico e social da região.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Seis projetos do Triângulo e Alto Paranaíba são finalistas no Prêmio Prefeito Empreendedor
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial