segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Novembro Azul: Saiba quais cuidados tomar e como se prevenir do Câncer de Próstata


Esse tumor é o segundo que mais afeta os homens,
 o diagnóstico precoce garante a cura em até 90%

17 de Novembro foi o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata e esse mês, caracterizado pela cor azul, é de conscientização e prevenção da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é que em 2018, serão 68.220 novos diagnósticos dessa enfermidade.
O Câncer de próstata atinge principalmente homens com idade superior a 50. A cada 10 homens com a doença, 9 tem mais de 55 anos, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS). Histórico familiar, hábitos de alimentação, sedentarismo e obesidade são fatores de risco da doença. Se identificada cedo, possui cerca de 90% de chances de cura.
O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento, mas devido a tabus e preconceitos, os homens costumam demorar a reconhecer o problema. Diferente do que muitos acham, a doença pode afetar também os jovens e pode não ser identificada por meio de exames de sangue. A ideia de que o tratamento requer sempre a retirada completa da próstata é um mito. Esse tratamento vai depender da individualização de cada caso, podendo inclusive em certas situações o paciente ser apenas acompanhado clinicamente (vigilância ativa).
A prevenção é feita baseada em uma alimentação balanceada, pela prática de exercícios físicos, controle de peso, diminuição da ingestão de gorduras exposição adequada ao sol. A partir dos 40 anos é fundamental que os homens façam exame de rotina.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Novembro Azul: Saiba quais cuidados tomar e como se prevenir do Câncer de Próstata
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial