terça-feira, 13 de novembro de 2018

‘Curupira’ celebra fim de ano com apresentação no Educandário Lar da Criança em Araguari


Evento tem entrada franca e contará com apresentação de espetáculo das crianças do Projeto, além de feira de alimentação.

A história do Curupira pode ser resumida como um mito de proteção da natureza. Esse ser, representado por um menino de pés virados para trás, é uma força sobrenatural que defende as plantas, os animais e os recursos naturais.
Em Araguari (MG), o projeto socioeducativo que recebe o nome desse importante personagem da cultura brasileira relacionado à conscientização ambiental já ultrapassa a marca de 1 mil crianças atendidas, em uma parceria de 11 anos entre EMCANTAR Social, Sicoob Aracoop e Educandário Lar da Criança.
Somente em 2018, cerca de 60 crianças foram atendidas gratuitamente no Projeto que agora vai celebrar o encerramento das atividades do ano e a parceira de longa data com o Educandário em uma grande festa aberta a toda comunidade. Todos estão convidados! Será no próximo sábado, 17 de novembro, a partir das 20h.
“As crianças menores da turma da manhã que têm a partir de cinco anos apresentarão músicas divertidas e da cultura popular. Já as crianças da turma da tarde desenvolveram um espetáculo ambiental em que são ‘guardiões da natureza’. O repertório inclui músicas que tratam de temas ambientais, como Matança, Leilão de Jardim, Não Jogue Lixo no Chão, Feito Borboleta, Cio da Terra”, contou Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social.
Neste ano, o evento terá ainda uma conotação de celebração e homenagem, uma vez que o Educandário Lar da Criança encerrará suas atividades em Araguari no dia 31 de dezembro. “Os espetáculos das crianças serão também uma forma de agradecer às irmãs do Educandário por essa parceria de tantos anos”, acrescentou Lopez.

Sobre o Projeto Curupira
Há 11 anos consecutivos, o Projeto Curupira vem promovendo oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de um processo de formação continuada em música, teatro e literatura.
Nesse período já foram realizadas 1.280 oficinas com 1.640 horas de formação para mais de 1 mil crianças. Além disso, 10 espetáculos inéditos criados e mais de 40 apresentações realizadas, incluindo a Cantata de Natal.
O projeto é apresentado pelo Governo de Minas Gerais e Sicoob Aracoop, realizado pelo EMCANTAR Social em parceria com Educandário Lar da Criança e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Sobre o EMCANTAR Social
O EMCANTAR Social é uma das frentes de atuação da Cia Cultural EMCANTAR, cujo propósito há 21 anos é fazer arte e encantar pessoas. Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública de ensino fundamental. As atividades envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, e tem como resultado a publicação de 07 livros de autoria coletiva, 02 DVDs com produções audiovisuais em câmeras de telefone celular, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por meio de mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL, dentre outros.

Serviço:
Apresentação de fim de ano do Projeto Curupira - Entrada franca!
Sábado (17 de novembro) às 20h
Educandário Lar da Criança – Rua Josias Batista Leite, 281 – Araguari (MG)

Compartilhar

Postagens Relacionadas

‘Curupira’ celebra fim de ano com apresentação no Educandário Lar da Criança em Araguari
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial