segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Cinema na periferia: CineOLHAR transforma realidade de 180 jovens em Uberlândia


Mostra itinerante circulará pela cidade apresentando vídeos que contam, inclusive, com parceria do Grupo EMCANTAR.

Quase tudo pronto para a Mostra Itinerante de audiovisual produzida por 180 jovens dos bairros Morumbi, Alvorada, Joana Darc, Celebridade e Dom Almir, na periferia de Uberlândia.
O trabalho, que será apresentado em várias escolas e espaços comunitários da cidade, faz parte do Projeto CineOLHAR, da cineasta Aline Miguel, que oferece a essa garotada, gratuitamente, a oportunidade de uma formação em cinema.
Durante as oficinas, que acontecem no bairro Alvorada, os jovens aprendem um pouco sobre cada etapa que envolve a sétima arte, desde roteirização, produção, direção, edição, etc.
Além das oficinas, os participantes têm contato com outros profissionais do cinema em workshops específicos sobre técnicas e tendências. E para além da técnica, como assinala Aline: “o Audiovisual é uma ferramenta que oferece a possibilidade de olhar a diversidade no mundo de muitas formas e com respeito, e é isso o mais importante, ter um olhar diferenciado que vai auxiliar esses meninos e meninas nas escolhas que farão para sua vida”.

Parceria com Grupo EMCANTAR
Durante a Mostra Itinerante CineOLHAR, serão lançados videoclipes com duas músicas do Grupo EMCANTAR: Escultura, do álbum Escutatória; e Cabeça de Vento, do CD Dum Dum. “Os videoclipes estão lindos, com uma qualidade estética à altura das músicas do Grupo EMCANTAR”, adianta Aline.
Após a Mostra, os videoclipes das músicas do Grupo EMCANTAR serão lançados também no Youtube, tanto no canal do CineOLHAR quanto no canal do EMCANTAR. Acessem!

Confira datas e locais da Mostra Itinerante CineOLHAR:
- 24 de novembro a partir de 14h30 no evento Alvorada Cultural no Clube Cesag (Rua Augusta de Morais, 04. Alvorada)
- 26 de novembro às 14h30 no Instituto de Formação Vamos Crescer (Alameda José Salvador Silva, 105. Jardim Holanda)
- 27 de novembro às 9h na E.E. Juscelino Kubistchek (Pça Durval Gomes Xavier, 275. Aclimação)
- 27 de novembro às 14h30 na E.E. João Rezende (Rua Terezinha Segadães, 283. Custódio Pereira)
- 28 de novembro às 9h Comunidade Casa Segismundo Pereira (Rua Joaquim Carlos Fonseca, 447. Segismundo Pereira)
- 28 de novembro às 14h30 na Ong Ação Moradia (R. Canoas, 181. Morumbi)
- 29 de novembro às 9h na E.E. Lourdes de Carvalho (Rua Gentil Cardoso de Paula. Alvorada)
- 29 de novembro às 14h30 na Comunidade Casa Santa Luzia (Rua José da Silva Santos, 280. Santa Luzia)
- 30 de novembro às 14h30 na Comunidade Casa Ipanema (Rua Gilberto Rolande da Cunha, 151. Jardim Ipanema)

Mais sobre o CineOLHAR
Realizado pela cineasta Aline Miguel, é um projeto social de formação em audiovisual que oferece no contra turno escolar oficinas semanais e gratuitas a 180 alunos de escolas públicas de Uberlândia (MG). As oficinas acontecem às terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 11h e às terças e quintas-feiras das 14h às 17h no Programa Transforma no bairro Alvorada. É viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Instituto Algar.

Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cinema na periferia: CineOLHAR transforma realidade de 180 jovens em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial