quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Atividades físicas na infância contribuem para a prevenção de doenças e socialização


É fundamental a prática de esportes nessa faixa etária, porém ela exige cuidados.

A prática de atividades físicas regulares é essencial para uma vida longa e saudável. Exercitar-se previne o corpo de diversas doenças como a diabetes, obesidade, insônia e hipertensão. Além disso, contribui para o bom funcionamento do coração. Por isso, é indicado que pessoas de todas as idades evitem o sedentarismo, inclusive as crianças.
Esportes como o balé, capoeira, circo, futebol, natação e lutas, podem contribuir para o bom desenvolvimento durante a infância e proporcionar que elas cresçam mais ativas. Além de contribuírem para a concentração, socialização e a preparar para o convívio em sociedade.
Mas antes de começar a praticar o exercício físico, é importante que a criança passe por uma avaliação, a fim de analisar o histórico familiar e evitar complicações no esporte. Vale ressaltar, que atividades que exigem exagerado esforço muscular não são indicadas, pois podem causar lesões e prejudicar o crescimento.
Academias de musculação são apropriadas somente a partir dos 14 anos e devem ser evitados exercícios competitivos antes dos 12. É fundamental o acompanhamento de um adulto e que a criança não faça esforços repetitivos.

Por Dr. Bruno Franco Rossi – Pediatra do Hospital Santa Clara

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Atividades físicas na infância contribuem para a prevenção de doenças e socialização
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial