segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Pernambucanas lança coleção-cápsula como resultado do concurso Talentos da Moda Sustentável


Peças foram produzidas a partir de tecidos que não seriam mais comercializados e de tecidos sustentáveis. Concurso contou com a participação do estilista Walter Rodrigues e da jornalista de moda Lilian Pacce como jurados

A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, lança coleção-cápsula sustentável exclusiva produzida 100% a partir de tecidos que não seriam mais comercializados e da nova coleção sustentável da Focus Têxtil, parceira do projeto. As peças, que têm a assinatura do jovem universitário da área de moda, Mateus Rodrigues, vencedor do concurso Talentos da Moda Sustentável, chegam dia 15 de outubro a 33 unidades da rede e loja online, junto com a coleção de alto-verão. 
O Talentos da Moda Sustentável, iniciativa da Pernambucanas em parceria com a Focus Têxtil, contou com a participação de três estudantes de moda, que tiveram como desafio elaborar suas coleções sustentáveis em sintonia com as premissas pré-estabelecidas no guia de desenvolvimento da Pernambucanas para esse projeto. 
Na primeira etapa do concurso, os participantes passaram por um processo de imersão na Pernambucanas, no qual conheceram e conversaram com as principais áreas comerciais da companhia, realizaram visitas guiadas às lojas e ao centro de distribuição, com o objetivo de conhecer todas as etapas que envolvem a criação de uma coleção, desde a concepção até o ponto de venda, contribuindo também para formação desses jovens estilistas.
Na segunda etapa, a de desenvolvimento, cada participante contou com a dedicação de um fornecedor parceiro da Pernambucanas e de um membro da equipe de Estilo da companhia, que deram apoio no processo. Os estudantes puderam discutir cada detalhe de suas criações, o que representou uma experiência significativa aos envolvidos. 
Os estudantes tiveram 19 opções de tecidos à sua escolha, entre sobras de tecidos de artigos que não seriam mais comercializados, reintroduzindo-os no ciclo de novos produtos, e da Coleção de Tecidos Sustentáveis da Focus Têxtil. Os tecidos sustentáveis utilizados no projeto são artigos produzidos sem químicos danosos por fornecedores homologados, garantindo que durante toda a produção do tecido não sejam utilizados químicos danosos restritos pelo programa ZDHC (do inglês Zero Discharge of Hazardous Chemicals), que une empresas no compromisso internacional de eliminar o descarte de produtos químicos perigosos.
Na etapa final, as coleções foram avaliadas por um júri formado por representantes da Pernambucanas, da Focus Têxtil, pelo renomado estilista Walter Rodrigues e pela jornalista especializada em moda, Lilian Pacce. 
“Acreditamos na moda sustentável como ferramenta de transformação. Ações como essa refletem nossa preocupação com as três dimensões da sustentabilidade, já que é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa, pilares essenciais para uma marca que há 110 anos evolui com a família brasileira. Com o projeto, estendemos esse compromisso aos jovens estilistas e à sociedade, colocando em pauta algo tão relevante”, afirma Sérgio Borriello, CEO da Pernambucanas. 
Vencedor do concurso, o estudante de moda Mateus Rodrigues apresentou coleção formada por seis itens: vestido, camisa, saia, blusa, colete e calça. As peças serão identificadas com uma etiqueta especial e estarão disponíveis em 33 unidades e na loja online.
A partir de outubro, todas as etapas desse projeto poderão ser conferidas no canal da Pernambucanas do Youtube.

Estudantes foram selecionados por meio do Focus Design Vision
Os três participantes do concurso Talentos da Moda Sustentável foram selecionados pela equipe de estilo da Pernambucanas, entre os participantes da 2ª edição do Focus Design Vision. Esse projeto ocorreu no primeiro semestre de 2018 com dez jovens universitários da área de moda e contou com a curadoria do renomado estilista Walter Rodrigues. Na ocasião, eles tiveram o desafio de apresentar looks conceituais criados apenas a partir de sobras de tecidos.  

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Pernambucanas lança coleção-cápsula como resultado do concurso Talentos da Moda Sustentável
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial