quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Outubro rosa: NASF Shopping Park promove evento para conscientizar mulheres sobre o câncer de mama


 No dia 24 de outubro, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família do bairro Shopping Park – NASF Shopping Park, em Uberlândia, vai promover um dia de atividades no Centro Comunitário Capaja, em mobilização ao outubro rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.
O evento que vai das 8h às 11h da manha será realizado em ação conjunta com as UBSF’s 1 e 2 do bairro Seringueiras; Shopping Park 1, 2 e 3; Campo Alegre e São Gabriel. Além do café da manhã, sorteio de brindes e cuidados especiais oferecidos pelo salão de beleza, a ginecologistas Dra. Cicília Santos Lima e Dra. Grazielle Cezarinne que vão ministrar palestras sobre autoexames preventivos e demais cuidados com a saúde da mulher.
De acordo com o site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados para 2018, 59.700 novos casos de câncer de mama. Depois do câncer de pele (não melanoma), o de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano no Brasil. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, mas acomete, também, homens, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Segundo a Dr.ª Cicília Santos Lima, além da manhã dedicada a todo tipo de atenção para as mulheres, o foco será o câncer de mama, onde serão discutidos os temas prevenção, diagnóstico e tratamento. “Nosso principal objetivo é esclarecer a população sobre a importância do autoexame e dos exames complementares de rastreamento para detecção precoce da doença”, afirma a ginecologista.

O câncer
O câncer de mama hereditário corresponde entre cinco e 10% dos casos, quando existem parentes de primeiro grau com a doença. Portanto, em 90% dos casos, a origem não é a hereditariedade. Já o câncer de mama masculino é bem menos frequente. As pesquisas apontam que exista somente um caso de câncer de mama em homens para cada 100 casos em mulheres.

Sintomas
Nódulo único endurecido, alteração da forma da mama, vermelhidão, retração do mamilo, sensação de massa ou nódulo aumentado na axila, retração da pele ou do mamilo, secreção pelos mamilos, inchaço do braço ou dor na mama e/ou mamilo contínuos ou descamação.

Tratamento
O tratamento do câncer de mama e da maioria dos outros tumores malignos, hoje em dia, é personalizado. Ou seja, do estágio em que ele foi diagnosticado e do subtipo. As principais modalidades de tratamento são a cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, que podem ser usadas isoladamente ou associadas.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Outubro rosa: NASF Shopping Park promove evento para conscientizar mulheres sobre o câncer de mama
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial