quinta-feira, 25 de outubro de 2018

NuPePa da Trupe de Truões traz Clarissa Malheiros para oficina em Uberlândia


‘Corpo expressivo e o Clown’ foi o tema das atividades oferecidas gratuitamente durante uma semana no Ponto de Truões.

Nos últimos 15 anos, o grupo de teatro Trupe de Truões vem desenvolvendo em Uberlândia (MG) ações de criação e formação artística, especialmente, por meio da troca de conhecimento e experiências entre profissionais, grupos e interessados.
Desse modo, entre os dias 15 e 19 de outubro, trouxe do México para Uberlândia a reconhecida atriz e diretora da Cia La Máquina de Teatro, Clarissa Malheiros, para ministrar a oficina “Corpo expressivo e o Clown”.
A ação foi coordenada pelo NuPePa – Núcleo de Pesquisa em Palhaçaria da Trupe de Truões, e viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio do Instituto Algar, por meio do projeto “Truões: criação, formação e intercâmbio”.
A oficina com Clarissa Malheiros, que tem formação internacional na Columbia University em Nova York e na École Internacionale de Thêatre de Mouvement Jacques Lecoq em Paris, teve duração de 20 horas e foi voltada para artistas, atores, pesquisadores e estudantes de teatro de Uberlândia.
“Um dos objetivos da oficina foi fazer com que os participantes entrassem em contato com o seu próprio corpo – o físico e o emocional - de uma forma criativa e agradável, para conhecer alguns princípios do jogo do palhaço conceitos e particularidades”, comenta Amanda Aloysa, coordenadora do NuPePa.
Segundo Yuri Leite, 21 anos, estudante do 2º período do curso de Teatro da UFU, que participou da oficina, a atividade veio para o ajudar a se enxergar melhor na profissão de ator. “A oficina veio somar em meu processo de me enxergar enquanto ator, como agente da palavra e da mudança. Gostei muito da maneira como foi abordada a relação com o corpo, de escuta dele, de vivência e abertura”, disse.

Mais sobre o NuPePa
O NuPePa – Núcleo de Pesquisa em Palhaçaria da Trupe de Truões surgiu em 2014 para atender o anseio de aprofundamento na arte da palhaçaria, após o grupo ter desenvolvido ações com a linguagem do palhaço. O Núcleo reúne artistas que residem em Uberlândia, apaixonados por esse universo e que já sejam iniciados. O objetivo é elaborar uma dinâmica própria de ações e pesquisas que possibilitem alargar o conhecimento e aprimorar a prática dos participantes em seus espaços de atuação, por meio de treinamentos, diálogos e encontros, fomentando a troca, o compartilhamento e a criação artística. Os encontros do núcleo acontecem semanalmente no Ponto dos Truões, espaço sede da Trupe de Truões.

Acesse: www.trupedetruoes.com.br / @trupedetruoes

Compartilhar

Postagens Relacionadas

NuPePa da Trupe de Truões traz Clarissa Malheiros para oficina em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial