quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Hospital do Câncer conta com Ambulatório de Prevenção


Além de trabalhar no tratamento clínico do câncer, o Hospital do Câncer de Uberlândia também investe em pesquisas sobre a doença. Essa atividade fica sob responsabilidade do Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (NUPPEC), que além de dar andamento a cinco pesquisas clínicas sobre o câncer também trabalha com o Ambulatório de Prevenção e Diagnóstico Precoce. O Ambulatório atua no acompanhamento de parentes de 1º grau de pacientes com câncer de mama que possuem alto risco de desenvolver os tumores.
O processo do Ambulatório de Prevenção começa já na entrada do paciente para tratamento no Hospital. Aqueles pacientes que se enquadram nos critérios da pesquisa são convidados para os estudos e respondem a um questionário sobre os fatores de riscos relacionados ao câncer de mama. Eles então indicam seus familiares de 1º grau para comporem a pesquisa e responderem o questionário. Por meio das respostas e avaliação dos fatores de risco, os familiares são classificados quanto ao risco para desenvolverem câncer de mama.
Os familiares com alto risco são convidados a participar do Ambulatório de Prevenção e realizam exames preventivos (mamografia e ultrassonografia das mamas) e recebem orientações sobre hábitos de vida saudáveis. Os pacientes que ainda não fizeram cirurgia coletam uma amostra de sangue, assim como todos os familiares, possibilitando a pesquisa de biomarcadores para esses tumores.
Atualmente 430 pacientes com câncer de mama fazem parte da pesquisa conduzida pelo NUPPEC. No estudo estão 783 familiares de primeiro grau de pacientes com câncer de mama e desse total 415 familiares de alto risco em atendimento no ambulatório. Dois casos de câncer de mama em familiares de alto risco já foram diagnosticados no Ambulatório. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Hospital do Câncer conta com Ambulatório de Prevenção
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial