terça-feira, 16 de outubro de 2018

Grupontapé de Teatro faz parada em Perdizes-MG com espetáculo gratuito para a população e oficina para professores


O Grupontapé de Teatro, de Uberlândia-MG, estará nos dias 17 e 18 de outubro, em Perdizes-MG com atividades gratuitas para a população. Nesta quarta-feira (17/10), das 13h30 às 16h30, a Cia. dará início à oficina “Teatro na Sala de Aula”, na sede da Secretaria Municipal da Educação localizada na rua Prefeito Terêncio Vale, 65 e, mais tarde, às 20 horas, a trupe fará uma apresentação gratuita do espetáculo Balaio Popular, na Praça Governador Valadares (atrás da igreja).  No dia seguinte (18/10), haverá a continuidade da oficina, no mesmo local e horário.

As atividades
        As oficinas “Teatro na Sala de Aula” tem como objetivo refletir e praticar algo que é inato ao ser humano: a manifestação espontânea da inteligência e capacidade de representação dramática e sua criatividade. “Nós vamos, por meio do teatro estimular o potencial criativo dos professores, trabalhar vários aspectos para que eles possam ter uma melhor desenvoltura em sala de aula”, comenta Katia Lou, coordenadora pedagógica da Escola Livre do Grupontapé de Teatro.
       Já o espetáculo “Balaio Popular” está aberto para o público em geral. Considerada uma das mais tradicionais montagens do Grupontapé, a peça é concebida na linguagem do teatro de rua e une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.
       “Balaio Popular” diverte, emociona e mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.  A peça acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular, por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração. 
        A ida do Grupontapé a Perdizes é patrocinada pela empresa Bem Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação da cidade. O objetivo do projeto é possibilitar o acesso democrático à cultura, levando arte e informação aos mais diversos públicos, tendo já realizado atividades em Uberlândia, Araxá-MG, Tupaciguara-MG e Pirapora-MG.

Serviço
O quê: Grupontapé de Teatro em Perdizes
Quando: 17 e 18 de outubro de 2018.
Onde: Perdizes-MG (Oficinas: na Secretaria Municipal de Educação (13h30 às 16h30) e apresentação do teatro: na Praça Governador Valadares, às 20 horas)

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Grupontapé de Teatro faz parada em Perdizes-MG com espetáculo gratuito para a população e oficina para professores
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial