sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Aciub comemora 85 anos com resgate da história


Capsula do tempo, Memorial Aciub e homenagens a ex-presidentes são destaques da noite
Presidente e ex-presidentes presentes
Em 15 de outubro de 1933 nascia em Uberlândia uma das entidades mais representativas da cidade, que se tornou referência no Estado e no País: a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, denominada inicialmente como Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Uberlândia – Aciapu. Para comemorar a data, a entidade focou as comemorações na memória desta história, apresentando novidades em um evento exclusivo para associados e convidados na noite de quinta-feira (18).
Além dos associados, a noite comemorativa contou com a participação especial de alguns dos ex-presidentes da Aciub: Luiz Alberto Garcia (1969-1970); Dilson Dalpiaz Dias (1994-1998); Luiz Alexandre Garcia (2002- 2006) e Rogério Nery de Siqueira Silva (2010- 2014). Também estiveram nas comemorações autoridades locais, representantes das associações comerciais e industriais da região, entidades de classes - com destaque ao G7 do qual a Aciub participa, Sebrae e demais parceiros e representantes da sociedade organizada. O Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federaminas, Emílio César Ribeiro Parolini, participou do evento e representou o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB – George Teixeira Pinheiro.
Sonelidade no auditório
O reconhecimento à memória e a preservação histórica destes 85 anos da Aciub motivou algumas ações programadas para o evento comemorativo. Dentre as novidades está a apresentação da ‘Cápsula do Tempo Aciub’, lacrada nesta noite e que deverá ser aberta no centenário da entidade, em 2033. Nesta cápsula foram colocados arquivos digitais históricos, como fotos, documentos, atas, relação de colaboradores, parceiros, associados, e até imagens do evento registradas minutos antes do lacre da cápsula. Além disso foram colocadas, no formato impresso, cartas de diretores, colaboradores e do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que terão seu teor conhecido apenas na abertura da Cápsula do Tempo Aciub, daqui 15 anos.
Líderes destas décadas de histórias também contaram como contribuíram com a Aciub, por meio de vídeo gravados nos últimos meses, além de serem lembrados com uma homenagem especial nesta noite. Todos ex-presidentes foram convidados e, aqueles que puderam gravar, lembraram momentos marcantes que retratam o significado da entidade e como foi e está sendo seu desenvolvimento contínuo. Além dos ex-presidentes também foram gravados depoimentos com o prefeito Odelmo Leão e o sr. Alair Martins do Nascimento, presidente do Conselho de Administração do Sistema Integrado Martins, representando o empresariado e associados, além do historiador Antônio Pereira. Estes vídeos foram disponibilizados com depoimentos individuais e alguns trechos fizeram parte do documentário ‘Aciub 85 anos’, preparado especialmente para este evento.
O presidente da Aciub, Fábio Pergher, que também gravou seu depoimento, ressalta a importância deste momento histórico. “Tenho maior orgulho de estar à frente da entidade neste momento em que chegamos aos 85 anos, com uma diretoria atuante e efetiva e as dezenas de colaboradores que fazem o dia a dia acontecer. Mais do que isso, tenho uma gratidão imensa à base desta entidade, que são os 1,6 mil associados. Como forma de garantir que esta história seja preservada, optamos por fazer esta comemoração com foco em relembrar os momentos marcantes, contar como estamos hoje e garantir a preservação da história por meio da Cápsula do Tempo e do Memorial Aciub”, destaca o presidente.

Memorial Aciub
Um memorial virtual com milhares de documentos, vídeos e fotos para resguardar e tonar mais acessível a história da Aciub. Assim foi idealizado o Memorial Aciub – memorial.aciub.org.br – que está em fase inicial de implantação e já conta com os depoimentos em vídeos de todos ex-presidentes, atas históricas, centenas de fotos. As principais realizações da Aciub, desde sua fundação em 1933, estão divididas por décadas, e contam ainda com referências de como estavam os cenários no Brasil e no mundo a cada período. Tem ainda os menus vídeos, fotos e atas, onde está sendo adicionado o acervo da entidade.
Além de disponibilizar este material, o objetivo é que este seja um canal com a participação dos associados e comunidade. “O visitante do Memorial poderá identificar pessoas nas fotos e contribuir com a legenda sobre aquele registro. Poderá também enviar algum momento marcante ou história que lembra e até disponibilizar materiais para este acervo. Todos estão convidados a contribuir com esta história fazendo contato com a equipe do Memorial por meio do site ou memorial@aciub.org.brressalta Fábio Pergher.

A ACIUB
* Fundação: 15 de outubro de 1933
*  Associados: aproximadamente 2 mil.
*  Colaboradores: 30
*  Presidentes desde a fundação: 42
*  Benefícios para associados: capacitações, análise de perfil profissional, serviços de apoio em saúde, consultoria tributária, espaços para reuniões e eventos, além da força da entidade junto à sociedade e ao poder público.

Conselhos e Programas:
*   Aciub Jovem: Conselho ligado à diretoria da Aciub que representa e inspira os jovens empresários de Uberlândia e suas empresas.
*   Aciub Mulher: Conselho que reúne várias lideranças femininas, que juntas promovem ações inovadoras para incentivar e apoiar a participação da mulher em diversas atividades econômicas.
*  FADE – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial: Tem como objetivos principais promover, exercer e apoiar o desenvolvimento da educação, apoiar e promover a prática do empreendedorismo, promover o desenvolvimento da indústria, do comércio, da prestação de serviços, do emprego, do crédito e da renda.
*  Programa Empreender: A Aciub desenvolve em Uberlândia este programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com o Sebrae, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. São mais de 400 empresas que participam de 30 núcleos.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Aciub comemora 85 anos com resgate da história
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial