segunda-feira, 8 de outubro de 2018

12 de Outubro: Dia da Criança e Dia Mundial da Artrite Reumatóide


Uma data perfeita para lembrar que AR também acomete criança.

Como todo mundo sabe, 12 de outubro é Dia da Criança, porém o que pouca gente sabe é que essa mesma data foi escolhida há 22 anos como Dia Mundial da Artrite Reumatóide também.
O World Arthritis Day é um movimento que começou na Europa com o objetivo de disseminar informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial.
O desconhecimento sobre a AR, ainda muito relacionada à terceira idade, é um dos fatores que mais atrapalha o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, tão fundamentais para o controle da atividade da doença, prevenção da incapacidade funcional e lesão articular e o retorno ao estilo de vida normal do paciente o mais rapidamente possível.
“12 de outubro é a oportunidade perfeita para lembrarmos que Artrite também acomete crianças.  Geralmente, elas não falam de dor. É a mãe ou o pai que notam que a criança está andando estranho, que pede muito colo ou não brinca tanto. Nesses casos, o diagnóstico precoce é um grande desafio. O alerta é muito importante. É preciso observar sinais da criança como pedir colo, mancar e se há inchaço das articulações”, orienta Dr. Carmo de Freitas, médico reumatologista.
O especialista responde algumas perguntas sobre a doença:

O que é?
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações.

Quais são os sintomas?
Os mais comuns são: dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos. O comprometimento da coluna lombar e dorsal é raro, mas a coluna cervical é frequentemente envolvida. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal, fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional.

Como é feito o diagnóstico?
É feito quando pelo menos quatro dos seguintes critérios estão presentes por pelo menos seis semanas:
-Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora
-Artrite em pelo menos três áreas articulares
-Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão)
-Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito)
-Presença de nódulos reumatóides
-Presença de Fator Reumatóide no sangue
-Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.

Quais os exames devem ser feitos?
Apenas o médico especialista pode avaliar quais exames devem ser solicitados a cada paciente.

Como é o tratamento?
O tratamento medicamentoso varia de acordo com o estágio da doença. Os antiinflamatórios são a base do tratamento seguidos de corticóides para as fases agudas e drogas modificadoras do curso da doença, a maior parte delas imunossupressoras. Mais recentemente, os agentes imunobiológicos passaram a compor as opções terapêuticas. Em alguns pacientes há indicação de tratamento cirúrgico. O condicionamento físico, envolvendo atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, deve ser estimulado observando-se os critérios de tolerância de cada paciente.

E o acompanhamento médico?
É imprescindível e contínuo. Apenas o médico pode diminuir ou aumentar a dose das medicações, modificar o tratamento quando necessário ou indicar a terapia de reabilitação mais adequada.

Mais sobre Dr. Carmo de Freitas
Com quase 50 anos de carreira, Carmo Gonzaga de Freitas foi o primeiro reumatologista da região do Triângulo Mineiro (MG) e co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia. Atualmente, representa o Estado e o Brasil em investigações clínicas e laboratoriais, encontros e congressos internacionais, com destaque para sua participação anual na EULAR - Liga Europeia de Reumatologia.
Consultório: Av. Vasconcelos Costa, 962 – Bairro Martins – Uberlândia (MG)
Telefones: (34) 3236-8344 / 9.9265-0001 (whatsapp)

Compartilhar

Postagens Relacionadas

12 de Outubro: Dia da Criança e Dia Mundial da Artrite Reumatóide
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial