quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Workshop discute estratégias para promoção de Uberlândia no mundo



Evento acontece dias 27 e 28 de setembro, e apresenta o posicionamento e oportunidades da cidade no contexto internacional

Na próxima quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de setembro, estará em pauta na sede da Regional Sebrae Minas o tema Internacionalização de Uberlândia. Durante os dois dias, representantes da Diretoria das unidades de Acesso à Mercados e Inteligência Empresarial da instituição em Belo Horizonte; Câmara Internacional de Negócios; Centro de Direito Internacional; Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia (Coden 2100); Prefeitura Municipal, entre outras entidades que atuam neste ecossistema estarão reunidos em um workshop para a construção colaborativa do projeto que irá validar o novo estágio de internacionalização da cidade.
O objetivo é apresentar os trabalhos das consultorias contratadas pelo Sebrae Minas alinhadas à temática de internacionalização e, ainda, validar e priorizar as ações para continuidade dessa abordagem. “Vamos desenvolver uma atividade de construção da estratégia voltada para a competitividade internacional de Uberlândia junto à governança local, que são as entidades que nos acompanham no projeto que nasceu em 2016”, destaca a analista da instituição, Fabiana Queiroz.
Os diversos parceiros que são parte da Governança da Internacionalização terão acesso aos materiais produzidos nas consultorias de:
“Cooperação e Compliance Internacional”: dentre as principais entregas, destacam-se a criação do “Radar Uberland”, que contempla o mapeamento das fontes de financiamento nacionais e internacionais, principais redes de cooperação internacional em consonância com as características e necessidades do território e, também, a disseminação de boas práticas de compliance internacional com base nos quatro eixos estratégicos do Projeto: Governo, Academia, Negócios e Sociedade;
“Marketing Internacional”: destaca a importância do marketing territorial com o objetivo de desenvolver um posicionamento e uma imagem forte e atraente do território. Busca estabelecer incentivos para os atuais e possíveis compradores e usuários de seus bens e serviços, fornecer produtos e serviços locais de maneiras diferentes e promover os valores e a imagem local de forma que os possíveis usuários se conscientizem de suas vantagens;
“Governança”: importante para a perenidade e alcance dos resultados do Projeto. Envolve a necessidade de engajamento de todos os atores do território, com convergência de esforços e compartilhamento de competências em prol da inserção internacional de Uberlândia. O território precisa se apropriar do projeto e “abraçar” a causa: I love UDI.
A analista de Acesso a Mercados do Sebrae Minas, Laila Kallab, destaca a complexidade para o desenvolvimento de um projeto que aborda a internacionalização na perspectiva de um território. “Partimos da análise completa do Desenvolvimento Econômico Local, pois entendemos que é uma oportunidade para fomentar um ambiente mais favorável ao processo de internacionalização das empresas e, consequentemente, gerar valor e relevância para os pequenos negócios”, afirma a analista.

Confira a programação:
27/9 (quinta-feira)
8h30: Abertura - Pronunciamentos:
Marden Magalhães - Diretor de Operações Sebrae Minas
William Britto - Gerente Regional Triângulo e Alto Paranaíba Sebrae Minas
Vera Helena Lopes - Gerente da Unidade de Acesso à Mercados;
Dilson Dalpiaz - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo;
9h30 às 11h: Apresentação Marketing Internacional (Câmara Internacional de Negócios)
11h às 12h30: Apresentação “Cooperação e Compliance Internacional” (Centro de Direito Internacional);
12h30 às 14h30: Almoço de Negócios;
14h30 às 16h: Apresentação “Governança do Projeto“, com Johann Schneider - formado em Administração de Turismo pela École Superieure de Tourisme, Paris, e com 25 anos de experiência no planejamento e gestão estratégica de mercado nacional e internacional;
16h: Orientações gerais para a dinâmica do dia seguinte;
16h30h: Encerramento

 28/9 (sexta-feira)
8h30 às 10h: Apresentação Uberlândia no Contexto Internacional, com Felipe Brandão - Gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas;
10h às 12h30: Oficina Design Thinking/World Café;
Formação de quatro grupos divididos em:  Eixo 1 - Governo; Eixo 2 - Academia; Eixo 3 – Negócios; Eixo – Sociedade;
* Marketing internacional; * Cooperação e Compliance Internacional; * Governança do projeto. Desdobramento do plano tático (fase 1/2017).
12h30 às 14h30: Almoço de Negócios
14h30h às 16h: Apresentação para Plenária - Foco nos encaminhamentos e ações priorizadas para a fase 3 do projeto, com definição de papéis e responsabilidades. Perspectiva de compartilhamento para composição de recursos do projeto em 2019;
16h às 16h30: Validação do Novo Estágio de Internacionalização de Uberlândia;
16h30: Encerramento

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