segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Virada Cidadã acontece em Araguari no dia 25 de setembro


Evento de mobilização cultural é gratuito e acontecerá no Cine Teatro Odette. 

"Um mais um é sempre mais que dois", trecho da canção “O Sal da Terra”, de Beto Guedes, é o verso que representa a Virada Cidadã de Araguari, evento aberto ao público que acontecerá no próximo dia 25 (terça-feira), às 19h, no Cine Teatro Odette.
Todos os interessados no desenvolvimento cultural da cidade estão convidados a participar do evento que está sendo promovido pelo Fórum Permanente de Cultura de Araguari com o objetivo de mobilizar o setor cultural e a sociedade para o exercício da cidadania.
“Sendo a cultura um elemento de formação humana e de transformação social, acreditamos que é dever de todo Cidadão atuar para que o Estado assegure o pleno exercício dos direitos culturais, conforme definido pelo artigo 215 da Constituição Federal e o artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, diz André Salomão, voluntário do Fórum e um dos organizadores da Virada Cidadã.
Na ocasião, será apresentado e validado o Planejamento Estratégico do Fórum, com suas metas e objetivos de curto e médio prazos, além de atualizações sobre o Conselho Municipal de Cultura e o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).
“Pretendemos ampliar o debate entre artistas, produtores e agentes culturais com o poder público para promover o desenvolvimento da Cultura de Araguari e garantir as conquistas do Setor Cultural. Por isso, é tão importante que todo cidadão interessado no assunto esteja presente”, convida Agostinho Tozzo, voluntário do Fórum. 

Mobilização que dá resultados...
O Fórum Permanente de Cultura de Araguari é um movimento da sociedade civil, não-governamental, democrático e popular que, por meio do debate, informa, analisa e propõe ações para o fomento de Políticas Públicas Municipais de Cultura para Araguari. Faz isso por meio de reuniões e encontros periódicos com o setor cultural e a sociedade, assim como articulações e ações de voluntários para o alcance dos objetivos planejados. Tem como objetivo atuar continuamente como um movimento social representativo, plural e participativo.
“Quando se mobilizou pela primeira vez em 2004 com o envolvimento de mais de 100 pessoas alcançou um grande feito que foi a criação da lei e estruturação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC)”, conta Marco Aurélio Querubim, voluntário desde a criação do Fórum.
De 2017 até o momento, o Fórum contribuiu para a composição e eleição do Conselho Municipal de Cultura de Araguari e, nos últimos meses, dedicou-se a construir um Planejamento Estratégico que propõe objetivos e metas para serem realizados por meio do protagonismo de grupos de voluntários.

Todos por uma cidade melhor...
A trajetória do Fórum demonstra o poder da coletividade quando há diálogo e organização popular. “O Fórum é um instrumento criado para servir à cidade com a atuação de cidadãos que buscam um objetivo comum: não permitir que se continue o círculo vicioso de uma gestão após a outra ignorar a necessidade de colocar em pauta a cultura e realizar políticas públicas e programas em prol do desenvolvimento cultural da nossa cidade”, afirma Chayene Cotrin, voluntária do Fórum.  O desafio é de todos e, quando a cidade ganha, todos ganham. Para Lilian Salgado, voluntária do Fórum, “a sociedade tem que ser capaz de realizar o seu papel por meio de um Conselho Municipal de Cultura representativo, participativo e atuante, assim como pela atuação como cidadão. Ser mais um na Virada Cidadã é exercer essa cidadania”, enfatiza Lilian.

Serviço:
O quê: Virada Cidadã
Quando: 25 de setembro, às 19h
Onde: Cine Teatro Odette - Av. Nicolau Dorázio, 359 - Industrial, Araguari (MG)
Entrada Franca
Acesse:

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Virada Cidadã acontece em Araguari no dia 25 de setembro
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial