segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Uniube Uberlândia oferece curso para produção enxuta



 Na primeira semana de agosto os professores do curso de Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia, participaram de um Workshop de Gestão Lean de Negócios, sob a supervisão de André Carrijo, gestor da Totalean, empresa que desenvolve recursos metodológicos e didáticos para o treinamento e ensino das práticas Lean.

Mas o que é Lean?
Lean manufacturing (produção enxuta), também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). “Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "Lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção "pull" e processos à prova de falhas”, destaca Carrijo.
No evento, os professores da Uniube puderam conhecer um pouco sobre as práticas Lean, casos e finalidades de adoção e resultados para a organização. Em uma parte do workshop, foi montada uma linha de produção de um carro miniatura para simulação de algumas das ferramentas e indicadores, e a atuação de líderes e apoio logístico para o funcionamento e redução sistemática de falhas no processo.
Além do gestor, também participou do evento o professor Maurício Machado, que ministra esse mesmo curso para as turmas de Engenharia de Produção da Uniube. Ele destacou que a filosofia de trabalho do modelo Lean está consolidada e é comprovadamente aplicável em qualquer tipo de setor e atividade. “O Workshop pontuou ferramentas de trabalho muito interessantes, simples e com potencial imenso de aplicação como método de gerenciamento de processos”, concluiu o professor.
Com o sucesso do curso entre os professores e com os alunos de Engenharia de Produção, a Uniube Uberlândia, em parceria com a Totalean, criou um laboratório permanente no campus Marileusa para realização desses cursos, abertos ao público.
Atualmente a Universidade está oferecendo dois cursos de pós-graduação lato sensu: um MBA em Gestão da Produção Enxuta – Lean Manufacturing e uma Especialização em Engenharia da Qualidade e Melhoria de Processos.
As inscrições podem ser feitas pelo site:  https://uniube.br/cursosLista.php? modalidade=2&curso Tipo=3&p=2

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uniube Uberlândia oferece curso para produção enxuta
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial