segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Unicred dá dicas sobre uso de cartão de crédito


Cada dia mais vemos as cédulas e moedas desaparecerem no meio comercial e a pergunta “crédito ou débito?” tem se tornado uma constante. A comodidade e controle que um simples e seguro pedaço de plástico com um microchip fornecem a quem possui é incontestavelmente maior do que o dinheiro em espécie.
Além desse conforto, geralmente, ao oferecer para seus clientes um cartão, um banco dá ao cliente a opção somente débito, onde o usuário faz uso do cartão apenas para trabalhar com o dinheiro que tem em conta, e crédito, que permite ao cliente usar o dinheiro com determinado limite que será pago depois ao banco, na maioria das vezes acompanhado de algumas taxas e juros.
As compras no crédito permitem, também, o parcelamento de compras sem juros e ainda rende pontos em programas de recompensa, que podem ser trocados por diversos produtos e até milhas aéreas.
Entretanto, esse produto deve ser utilizado com cuidado. Muitas pessoas decidem fazer cartão de crédito e acabam pensando que conseguiram uma extensão do salário. O resultado, é que mais de 70% das dívidas das famílias brasileiras estão concentradas no cartão de crédito, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para não cair nessa armadilha, confira algumas dicas importantes antes de fazer cartão de crédito:

Qual é o melhor?
As principais opções de cartão de crédito disponíveis são as vinculadas a banco, a lojas de departamento e a hipermercados. As opções vinculadas aos bancos são mais genéricas e podem apresentar a facilidade de integração com sua conta corrente, facilitando o pagamento.
Já as opções vinculadas às lojas de departamento e hipermercados, normalmente, apresentam alguma vantagem para compra na instituição que as oferece (desconto na compra, mais tempo para pagar a fatura sem juros).

Quais as principais vantagens?
Como já citado acima, com o cartão de crédito é possível parcelar compras sem juros e, com isso, planejar pagamentos e ganhar uns dias para efetivamente pagar suas compras. O cartão também permite consolidar todas as despesas do mês em um único lugar no fim do mês, tendo assim, que pagar apenas o cartão e com isso pode acumular pontos em programas de recompensas, que podem ser trocados por eletrodomésticos e passagens aéreas.

Quais as principais desvantagens?
O cartão de crédito permite que o usuário parcele o valor da fatura final, porém, se optar por pagar o mínimo da fatura na data do vencimento, os juros que incidirão sobre o valor residual estão entre os mais altos do mercado. Outro problema é o consumo desenfreado. Gastando por impulso e sem planejamento, o usuário pode acabar acumulando uma dívida maior do que consegue pagar.
Há, também, a questão de segurança, praticamente qualquer pessoa com os dados do cartão em mãos, principalmente o código de segurança, pode realizar compras por meio da internet, sem precisas de senhas e em alguns casos nem mesmo do CPF do proprietário o do cartão.

Qual a melhor forma de utilizá-lo?
Saiba se realmente precisa de um cartão de crédito. Você precisa fazer compras acima do valor que consegue pagar à vista?
Escolha uma data de vencimento perto do seu salário para não atrasar o pagamento da fatura. Tenha uma planilha de gastos e estabeleça um limite de dinheiro que você pode investir com pagamento de cartão de crédito.

De onde ter um cartão de crédito?
Os cartões mais comuns são os vinculados aos bancos, onde o cliente vincula o cartão à sua conta corrente o que facilita na hora de fazer pagamentos e demais transações financeiras.
Na Unicred, o cooperado tem, além das vantagens de taxas de juros bem abaixo das estipuladas pelos bancos comerciais, diversas opções de cartões, vinculados ou não à conta corrente do cooperado.
São cinco modelos de cartões diferentes com taxas que melhor se adequam ao usuário.
Além disso, a Unicred oferece o cartão pré-pago TravelMoney, que é uma maneira moderna e segura de levar dinheiro para as viagens no exterior. Trata-se de um cartão internacional recarregável que pode ser utilizado para compras e saques em mais de 200 países.
Saiba mais sobre cartões no site da Unicred: https://www.unicred.com.br/

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Unicred dá dicas sobre uso de cartão de crédito
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial