quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Uberlândia sedia evento gratuito de educação



O 2º Encontro de Educação – A Escola Necessária - é realizado pelo Colégio Nacional e aberto ao público

Nesse sábado, 29, acontece a segunda edição do Congresso de Educação do Colégio Nacional, no Castelli Eventos, das 8h30 às 13h (das 8h às 8h30 será realizado o credenciamento), com a participação especial da socióloga Lourdes Atié. O tema desse ano é a Escola Necessária e o objetivo do evento é possibilitar a pais, responsáveis e educadores uma discussão sobre a instituição educacional adequada ao estudante do século XXI.
É fato que o mundo tem mudado muito e rapidamente. No passado, o mais importante era ter seu pedaço de terra, depois, na Revolução Industrial, ser o dono dos meios de produção. Hoje, o que se exige dos estudantes não é mais um acúmulo de informações, até porque computadores e smartphones cumprem esta função, sendo fundamental que os jovens desenvolvam competências. Por muito tempo, as escolas destacaram o conhecimento, uma única competência. Para se adequar à realidade atual, é necessário que o estudante saiba trabalhar em colaboração, desenvolva empatia pelo outro, tenha domínio de redes sociais, criatividade para resolver situações-problemas, visão sistêmica de sustentabilidade.
A escola atual tem a função imprescindível de se preocupar com estas questões, inclusive delimitadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), nas quais a educação tradicional tem falhado sistematicamente. 
Além da convidada especial, a socióloga Lourdes Atié, que vai discutir caminhos para se chegar a esta escola, haverá no evento, um espaço com atividades para pais e outro para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) que, em determinado momento serão unificados. O Colégio Nacional acredita que para resolver a situação de construir uma escola que faça sentido, cada agrupamento tem um pedaço dessa resposta: estudante, professor, escola, família, é uma construção coletiva.
De acordo com o professor Wagner Machado, Diretor da Unidade México do Colégio Nacional, “todo processo capacita o desenrolar de um ser humano mais completo, capaz de influenciar o espaço e o mundo em que vive”. O Congresso é uma oportunidade de provocar e oferecer uma reflexão à comunidade, sobre um processo que congrega a todos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no http://bit.ly/2CongressoEducacao. Para mais informações ligue no (34) 4009-5900.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberlândia sedia evento gratuito de educação
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial