segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Programa Jovem Aprendiz é porta de entrada para o mercado de trabalho



Letícia Batista, 15 anos, é jovem aprendiz no Bretas há quatro meses
No Brasil são 13,7 milhões de pessoas desempregadas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Programa Jovem Aprendiz é a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos jovens em idade produtiva que buscam o primeiro emprego.
            De acordo com dados de última pesquisa do Ministério do Trabalho, mais de 124 mil jovens foram contratados como aprendizes em 2018, no país. Os setores que mais admitiram foram o da indústria da transformação e o do comércio. Dos 124.730 aprendizes, 11.446 foram admitidos em Minas Gerais. Em Uberlândia, na rede de supermercados Bretas são 48 jovens aprendizes distribuídos nas dez lojas na cidade.
            Letícia Batista faz parte desse número. Ela tem 15 anos e está no Bretas há quanto meses, trabalhando nos serviços de supermercado, que consistem na embalagem, reposição, devolução de mercadoria nas gôndolas e em todo o apoio da operação. A jovem estuda no primeiro ano do ensino fundamental. “Eu gosto de trabalhar no supermercado. Aqui está sendo o meu primeiro emprego”, conta.
       Marcos Vinícius Oliveira, de 16 anos é estudante do primeiro ano do ensino fundamental. Há quase um ano no Bretas, ele ressalta porque gosta do trabalho que realiza. “Aqui faço de tudo um pouco e isso em permite ter várias experiências”, disse.
        Para o gerente de lojas Bretas, Luciano Santos, há vantagens em ter menores aprendizes, porque eles têm muita disposição para aprender e facilidade no aprendizado. “Podemos contar com eles em diversos setores da loja, com exceção de perecíveis, porque eles não podem utilizar máquinas e trabalhar em locais de insalubridade. Mas, eles têm uma cabeça aberta para as recomendações que passamos e nos ajudam muito no atendimento aos clientes, além, de se desenvolverem para o futuro”, afirma.

Como participar do programa Jovem Aprendiz?
O programa Jovem Aprendiz é uma parceria da Cencosud Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os aprendizes contratados irão trabalhar por um período de 12 meses. A carga horária é de 4 horas diárias, e o jovem recebe um salário proporcional ao período trabalhado (tendo como base o salário mínimo), vale transporte e alimentação no local. Contudo, o maior benefício é sem dúvida a possibilidade de crescimento, obtenção de conhecimento e desenvolvimento de carreira.
            A Lei da Aprendizagem Profissional exige que toda empresa de médio e grande porte tenha aprendizes de 14 a 24 anos compondo de 5% a 15% da equipe. Desde 2005, quando a lei foi regulamentada, mais de 3,3 milhões de jovens foram beneficiados pela iniciativa.
            Os estudantes e demais interessados em trabalhar nas redes da Cencosud Brasil podem cadastrar currículo no www.vagas.com.br/cencosudbrasil

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Programa Jovem Aprendiz é porta de entrada para o mercado de trabalho
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial