quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Orquestra Jovem de Uberlândia realiza Palestras e Concerto Didático gratuitos nos dias 11 e 12/09



Eventos acontecerão em duas escolas públicas da cidade e contarão com intérprete de libras e audiodescrição como medida de acessibilidade.

Ao todo, mais de duas mil crianças e jovens já passaram pelo projeto Orquestra Jovem, que surgiu há 14 anos em Uberlândia pelas mãos do Maestro Flávio Santos que desejava difundir a cultura de instrumentos eruditos para a população da cidade, especialmente, nos bairros de periferia.
Segundo o Maestro Afonso Quianzala, que assumiu o projeto e a direção artística da Orquestra em 2008, para além da formação musical, o objetivo do trabalho é colaborar para a formação de cidadãos. “Durante as oficinas, que neste ano estão sendo oferecidas a 120 crianças e jovens, trabalhamos aspectos técnicos através do ensino de instrumentos musicais clássicos, mas também questões, como: cooperativismo e disciplina”, explica Quianzala.

Palestra e apresentação musical
Na próxima terça-feira (11/09) e quarta-feira (12/09), a Orquestra Jovem de Uberlândia vai realizar Concerto Didático e duas Palestras com o tema: ‘Orquestra e suas peculiaridades’ abordando a história da Orquestra além de dinâmicas musicais com o público e uma apresentação musical com cerca de 30 músicos, entre alunos e professores, “Durante a palestra, falarei sobre a figura do Maestro e suas funções; divisões e subdivisões de uma Orquestra; instrumentos de Orquestra; e ainda sobre como se comportar nas salas de Concerto e a importância de se participar de uma Orquestra”, detalha Quianzala, que ministrará a palestra, antes da apresentação musical.

Locais e horários
- Terça (11/09), às 14h30, na E.E. JK, que fica, no bairro Aclimação.
- Quarta (12/09), às 14h30, na E.M. Ederlindo Lannes Bernardes, no bairro Morumbi.
As ações contarão com intérprete de libras e audiodescrição como medida de acessibilidade.

Mais sobre o Projeto Orquestra Jovem de Uberlândia
As oficinas de violino e instrumentos de arco da Orquestra Jovem acontecem todas às quartas e sextas-feiras das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h no Clube Cesag, no bairro Alvorada. São totalmente gratuitas e atendem 120 crianças e adolescentes, atualmente. Segundo Maestro Quianzala, quase todas as crianças que chegam à Orquestra Jovem nunca tiveram contato prévio com instrumentos clássicos. “Não é preciso nenhuma formação anterior. O mais importante é a vontade de aprender e o apoio da família”, afirma.
O projeto Orquestra Jovem - Oficinas de violino e instrumentos de arco - é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com patrocínio do Instituto Algar e tem como proponente o maestro Afonso Quianzala.
Interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone: (34) 3216-6146.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Orquestra Jovem de Uberlândia realiza Palestras e Concerto Didático gratuitos nos dias 11 e 12/09
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial