terça-feira, 4 de setembro de 2018

Bate-papo com escritores locais compõem a programação da Virada Cultural



 “Ler é viajar sem sair do lugar”. E os amantes da leitura sabem perfeitamente como é isso, afinal, ao parar para ler um bom livro, uma crônica e uma história, paramos no mundo e vivemos aquele momento. A Virada Cultural, que acontece no feriado de 7 de setembro, no Teatro Municipal de Uberlândia, será uma verdadeira imersão de leitura, conversas, conhecimentos e trocas de experiências. Um espaço dedicado somente para a arte da expressão em escritas dará oportunidade dos participantes dialogarem com artistas locais e conhecerem um pouco melhor sobre seus trabalhos. Para participar das rodas de conversas, a organização do evento sugere que seja feita a inscrição por meio do site www.viradaculutraluberlandia.com.br.
A programação começa às 14h30 com um bate-papo com Lucas Veiga sobre poesia e solidão: O amor in verso. Na ocasião, às 15h, Ivoneide Maria lança seu livro infantil "O gato espacial". Às 17h, Fernando Borma apresenta a performance "301", em que a sensação de “estar em casa” é exposta pelos objetos típicos de nossas casas, como tapetes, decoração, máquina de escrever, entre outros. “A ideia é que as pessoas se sintam bem a vontade, como um bate-papo entre amigos em casa, mas que falaremos sobre a escrita, o exercício de escrita, arte e filosofia”, explica o escritor. Já às 17h30, Arthur Iraçu fala sobre sonhar e pegar contos no xamanismo A'wuê xavante.
A escritora e jornalista, Mônica Cunha, apresentará suas crônicas diárias e inspirações de escritas que trazem sua essência e acontecimentos diários, marcando pequenas situações, em grandes momentos. Aproveitando a imersão na literatura, os escritores Renata Correa, Felipe Barbosa e Manu Costa falam sobre caminhos, formas de publicação e dicas de escritas. "Vamos trazer um pouco da nossa experiência pessoal e dar dicas sobre como escrever um bom romance, sobre publicação de livro impresso e em plataformas digitais", conta Renata. Essa roda de conversa é uma oportunidade para quem gosta de escrever e tem o anseio de um dia publicar um livro. Então, a troca de experiência pode elucidar duvidas e tirar medos de futuros escritores.
Além disso, um tema amplamente discutido nos tempos atuais, a depressão, será debatido e conversado com a escritora Marilda Coelho: Você já teve depressão ou conhece quem já teve?
Durante todo o dia, a Sabiá livros estará realizando a venda de diversos livros de seu acervo. O sebo terá cerca de 300 exemplares de livros de romances, literatura estrangeria, brasileira e religiosos, com valores à partir de R$5. Além disso, livros dos escritores que participarão da programação literária da Virada Cultural estarão em exposição e disponíveis para compra. A inclusão de pessoas com deficiência também tem sido tema em diversas áreas no país, sobretudo na educação. A Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia também estará presente com exposição de livros em braile.

Gastronomia
Para um evento com vasta programação e diferentes atrações, uma grande praça de alimentação será montada na área externa do teatro, com mesas e cadeiras para que os visitantes tenham comodidade de se deliciar de especiarias típicas da cidade.
O espaço contará com a pizzaria Domino's, Frango Frites e bar do Marlão, além dos food trucks Uai coxinhas, Espetaria Gourmet Truck, Brutus Hamburguer, Primo Burgers, Salim Food Truck, Arena México, Fish Truck, Motor's Churros Gourmet, Q'delis palha italiana e Los Palocos paletas mexicanas. Além disso, o bar, em parceria com a ABRASEL, estará vendendo produtos da Coca-Cola.

A Virada Cultural
A Virada Cultural acontecerá no feriado de 7 de setembro, das 14h às 23h, no Teatro Municipal de Uberlândia, com entrada gratuita. O evento é um momento para reunir toda a família e vivenciar a arte em suas mais variadas formas. Durante todo o dia, os visitantes poderão acompanhar apresentações teatrais, musicais, exposições e as mais diversas vivências culturais com artistas locais.
O teatro será todo ocupado. Na área interna a programação conta com exposições de arte dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mostra de Cenas Curtas de Teatro , espaço literário com rodas de conversa e lançamento de livros com escritores locais, além da Viradinha Kids com programação destinada a crianças.
Na área externa a programação conta com oficinas de arte, apresentações de dança, shows de rock, pop rock, reggae, forró, blues e música eletrônica, além da maior feira de artesanato e design criativo da região, com cerca de 70 artesãos.
O evento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura e do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, com o incentivo da Uberlândia Refrescos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta, ainda, com os patrocínios: Instituto Alexa, Bianco, Azulim, Martins e Casa Thomas Jefferson , apoio do Sebrae e da Secretaria de Cultura. Outras informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br

Serviço:
Virada Cultural
Data: 7 de setembro
Local: Teatro Municipal
Horário: 14h às 23h
Programação: shows, teatro, Viradinha Kids com programação cultural infantil, dança, oficinas de arte, literatura, festival gastronômico, exposições de artes visuais.
Entrada Gratuita

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Bate-papo com escritores locais compõem a programação da Virada Cultural
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial