segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Viradinha Kids oferece programação infantil na Virada Cultural


Espetáculos de teatro e música prometem entreter as crianças com muita diversão 

O Ministério da Cultura apresenta a Viradinha Kids, onde a criançada tem espaço garantido na 3ª edição da Virada Cultural, que acontecerá no feriado de 7 de setembro, no Teatro Municipal de Uberlândia. Com programação começando a partir das 14h, o evento proporcionará momentos de lazer e cultura para os pequenos, em uma verdadeira imersão no mundo das artes, em suas mais variadas formas. Na programação da Viradinha Kids, a diversão fica por conta da apresentação do Stripulia e Cia, Grupo de teatro NO MI e a Orquestra Instituto Alexa.
As apresentações têm classificação livre com indicação para crianças à partir de quatro anos, e serão realizadas na parte interna do teatro. A entrada é gratuita e para garantir a participação das crianças nas atividades é preciso retirar a senha, que será entregue a partir das 13h30, na porta do Teatro Municipal.

Stripulia e Cia
A companhia de teatro Stripulia e Cia apresentará o espetáculo “A Hora do Riso”. Este espetáculo traz a linguagem circense, uma das mais antigas artes teatrais do mundo. Nele, os palhaços desempenham diferentes funções e narram de forma poética e cultural os aspectos de um mundo atual. A base das apresentações é a alegria e a mistura de cores, riso, poesia. Mas, por trás de tanta palhaçada, há uma proposta séria: estudar e resgatar a linguagem clownesca.

Grupo de teatro NO MI
O grupo de teatro NO MI apresentará o espetáculo infantil “Uma Aventura Dengosa”. Tudo começa com um navio fantasma, mas de alguma forma, a aventura vai se transformando por culpa de um mosquitinho. O espetáculo, além de divertir os pequenos, tem um cunho educacional e falará sobre o mosquito da dengue, ensinando as crianças, de forma lúdica, a prevenção da proliferação do mosquito.

Orquestra Alexa
Além das apresentações teatrais, a Virada Cultural abre espaço, mais uma vez, para a apresentação da Orquestra Alexa, que este ano sobe ao palco do Teatro Municipal com cerca de 200 integrantes para um concerto que une instrumentos convencionais e alternativos.
Composta por violino, violoncelo, contrabaixo, violão, flautas soprano, contralto, tenor, baixo e percussão com instrumentos confeccionados pelos próprios alunos, a Orquestra Alexa é resultado do projeto “Espaço Alexa de Música”, realizado pelo Instituto Alexa, uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de educação, cultura e meio ambiente. O projeto atende, em sua maioria, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, além de pais e responsáveis por participantes do projeto, que pela primeira vez estarão juntos no palco por fazerem parte da orquestra. “O projeto atua como um “agente transformador”, além de democratizar o ensino da música e incentivar a preservação do meio ambiente”, disse Roberta Janini, gerente de projetos do instituto.

A Virada Cultural
A Virada Cultural é um momento para reunir toda família e vivenciar a arte em suas mais várias formas. Durante todo o dia, os visitantes poderão acompanhar apresentações teatrais, musicais, exposições e as mais diversas vivências culturais com artistas locais. O evento contará com exposições de artes dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mostra de Cenas Curtas de Teatro e espaço literário com escritores locais. No fim da tarde, a programação da área externa conta com oficinas, apresentações de dança, mais de 80 expositores de artesanato e shows de rock, pop rock, reggae, forró, blues e música eletrônica, além da praça de alimentação com mesas e cadeiras, e atenderá aos mais variados gostos culinários.
O evento tem o patrocínio de Bianco e Azulim. O projeto faz parte da programação da Virada Cultural, patrocinada pela Uberlândia Refrescos e Instituto Alexa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio do Martins, Casa Thomas Jefferson e Sebrae e promoção da Viva Marketing Eventos e Cultura e Uberlândia Convention & Visitors Bureau. Outras informações na página:  www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br Realização Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:
Virada Cultural
Data: 07 de setembro
Local: Teatro Municipal
Horário: 14h às 23h
Programação: shows, teatro, Viradinha Kids com programação cultural infantil, dança, oficinas de arte, literatura, festival gastronômico, exposições de artes visuais
Entrada Gratuita

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Viradinha Kids oferece programação infantil na Virada Cultural
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial