quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Missão Sal da Terra marca presença em Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite



 Mais de 33 mil crianças, essa é a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e Missão Sal da Terra, para a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Desde o dia 6 de agosto, a imunização está sendo reforçada nas 70 salas de vacina espalhadas na rede municipal de saúde.
Com foco no público infantil, a campanha é voltada para crianças de um a cinco anos de idade. O atendimento também está acontecendo em horário estendido nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Tibery, Pampulha, Roosevelt, Planalto e Martins, das 8h às 20h.
No último sábado (18), foi comemorado o Dia D da campanha de vacinação. Nesse dia as equipes dos postos de atendimento da Missão Sal da Terra se mobilizaram para atender o máximo possível de crianças, aproveitando-se o momento para atualização do caderno de vacina, mesmo com a campanha acontecendo durante quase todo o mês.
 As equipes de saúde da Missão Sal da Terra, no incentivo aos pais de levarem seus filhos para vacinarem, promoveram um dia diferente a comunidade, oferecendo às crianças: pipocas, algodão doce, pinturas de face, balões, pirulitos, para fazer uma vacinação com muita diversão.
Além da Unidade de Atendimento Integrado UAI Pampulha e a UPA Sul no bairro São Jorge, ambas administradas pela Missão Sal da Terra e as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) da Missão, também estão com salas de vacina para fornecer imunização para as crianças.
Segundo o Superintendente da Saúde na Missão Sal da Terra, Ricardo Borges, a iniciativa dos pais de levar as crianças para serem vacinadas não pode acontecer somente nos períodos de campanha, mas sim em todos os momentos da vida dos filhos. Porém o movimento que as campanhas geram é de extrema importância para conscientização da comunidade e os resultados são ótimos.
A ação de se vacinar é uma das medidas mais importantes na prevenção contra doenças, pois ela atua protegendo o corpo humano contra vários tipos de enfermidades. A vacinação também é essencial para a vida em comunidade, pois quanto mais pessoas protegidas, menor é a chance de que fiquem doentes.
“Nos sentimos privilegiados por poder movimentar nossas equipes em prol da saúde de todos, principalmente das crianças nesse momento, nosso objetivo é atingir toda a comunidade em torno de nossas unidades buscando cumprir as metas que nos são dadas”, finaliza o superintendente.

Em Números
Desde que a campanha foi iniciada, mais de oito mil crianças foram protegidas contra sarampo e pólio no município. Além disso, esse ano tem sido um ano recorde no que diz respeito a cobertura de pessoas vacinadas no município de Uberlândia.
Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, esse ano, a vacinação para Poliomielite, Pneumocóccica, Pentavalente, Meningocócica e Tríplice Viral atingiu 38,2 % a mais de pessoas do que o ano de 2017.
Mesmo com o Dia D de mobilização nacional, a imunização contra sarampo e poliomielite continua intensificada diariamente, até o dia 31 de agosto, das 7h30 às 16h30, nas unidades básicas de saúde, e com horário estendido nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Tibery, Pampulha, Roosevelt, Planalto e Martins, das 8h às 20h.

Além da campanha
Poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, catapora, meningite, Hepatite B, tétano, difteria. São exemplos de doenças que podem desencadear problemas graves na infância e que podem ser evitados por uma simples vacina. Mesmo com a vacinação gratuitas e em horários estendidos, muito do sucesso da imunização depende do envolvimento dos pais e responsáveis, que devem levar seus filhos para se vacinar na unidade mais próxima.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Missão Sal da Terra marca presença em Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial