sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Diversas oficinas gratuitas serão ministradas durante a Virada Cultural



Entre elas, oficinas de fotografia, vasos de argila e crochê. Inscrição precisa ser feita pelo site, de 3 a 6 de setembro

Durante a 3ª edição da Virada Cultural – Cultura em Movimento, que será realizada em toda área interna e externa do Teatro Municipal de Uberlândia, diversos cursos, com ofícios variados, serão ministrados. Além dos cursos, o evento receberá a maior feira de artesanato e design criativo da região, com expositores que venderão seus produtos com preços acessíveis. Mostras de artes visuais também vão compor a vasta programação de atividades do evento. A Virada Cultural acontecerá no feriado de 7 de setembro, de 14h às 23h, com entrada gratuita e atividades ecléticas. “É um evento que agrada toda família, com ações voltadas para criança, para adultos e até idoso. Além disso, as apresentações musicais são bem diversificadas”, ressalta Carolina Miranda, gerente de eventos da Viva Marketing.

Feira Artesanato/design
A área externa do Teatro Municipal será o espaço para a maior feira de artesanato e design criativo da região, com mais de 70 expositores de diversos segmentos.
A partir das 17h, os artesãos irão expor seus trabalhos e será possível adquirir artesanatos clássicos, figura criativa, acessórios, artigos religiosos, plantas frutíferas e suculentas, bordados manuais, moda afro, artigos para bebê e muitas outras peças a preços acessíveis. Além disso, diversas peças de roupas estarão sendo vendidas nos brechós infantil e adulto, com preços a partir de R$5. “Todos os expositores são de Uberlândia e acho bastante importante a valorização da mão de obra local, sobretudo, os produtos artesanais, produzidos com tanto carinho”, salienta a artesã Luciana Silva Florindo. O evento também contará com uma exposição de designers criativos. 

Oficinas de arte
As oficinas de arte começam à partir das 14:00h . Alguns ofícios como fotografia, bordado e oficina de cerâmica serão ministradas por profissionais locais, com inscrição gratuita. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo site www.viradaculturaluberlandia.com.br, entre os dias 3 e 6 de setembro. Lá, é possível ver os cursos oferecidos, vagas disponíveis e os horários em que serão ministrados. “O objetivo é que as pessoas aprendam algum ofício diferente, que às vezes sempre tiveram vontade de aprender e, quem sabe, á partir dessa experiência nasça um novo hobby”, ressalta Carolina.
Os interessados poderão escolher entre curso de fotografia com smartphone, Mauro Marques; bordado, clube bordô; possibilidades plásticas através da linguagem: Desenho e poesia, com Bruno e Isabela Gonçalves; acessórios com materiais recicláveis – com a Associação Desenvolvendo Vida e Missão; oficina experimental de argila e workshop de escrita criativa a partir de observação, com o projeto Nosso Trampo.

Artes Visuais
O hall de entrada do Teatro se transformará numa verdadeira galeria de arte. A exposição “Irá”, por Coletiva Mexerica reunirá desenhos e pinturas de diversas artistas locais, com o objetivo de incentivar os demais a pensar e questionar questões do mundo, por meio de emoções e sensações. “Todo trabalho exposto será original e feito somente por mulheres estudantes da universidade. Acreditamos na força desses movimentos com o objetivo de dar força a arte e ao trabalho dessas mulheres”, explica a estudante de artes e curadora da exposição, Barbara Ferreira.
A área externa do Teatro Municipal também será agraciada com exposições de arte. Entre elas, a exposição Contém arte 2018. Trata-se de um contêiner com exibição dos trabalhos de 10 artistas uberlandenses. Cada um com sua temática, os artistas colocam suas peças para apresentação e apreciação do público. São desenhos, pinturas, gravuras e objetos que trazem a essência e particularidade de cara artista. No container, duas alunas do curso de artes visuais auxiliarão os visitantes na compreensão das obras.
Além disso, mostras fotográficas e manuais estarão à exposição, retratando locais e momentos vividos por artistas locais. O projeto Urban Sketchers é um movimento mundial de pessoas que fazem registros (seja manuais, como desenho e pintura, ou fotográficas) ao vivo/in loco e postam nas redes sociais, com o objetivo de ter um registro eterno de um momento vivido por elas, contando um pouco da história do local e situações que passaram, transformando momentos, locais e emoções em movimento artístico.

A Virada Cultural
A Virada Cultural acontecerá no feriado de 7 de setembro, das 14h às 23h, no Teatro Municipal de Uberlândia, com entrada gratuita. O evento é um momento para reunir toda a família e vivenciar a arte em suas mais variadas formas. Durante todo o dia, os visitantes poderão acompanhar apresentações teatrais, musicais, exposições e as mais diversas vivências culturais com artistas locais.
O teatro será todo ocupado. Na área interna a programação conta com exposições de arte dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mostra de Cenas Curtas de Teatro , espaço literário com rodas de conversa e lançamento de livros com escritores locais, além da Viradinha Kids com programação destinada a crianças.
Na área externa a programação conta com oficinas de arte, apresentações de dança, shows de rock, pop rock, reggae, forró, blues e música eletrônica, além da maior feira de artesanato e design criativo da região, com cerca de 70 artesãos. Para maior comodidade do público, uma praça de alimentação com mesas e cadeiras será montada na área externa e atenderá a uma diversidade de gostos culinários com a presença de food trucks e restaurantes da cidade.
O evento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura e do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, com o incentivo da Uberlândia Refrescos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta, ainda, com os patrocínios: Instituto Alexa, Bianco, Azulim, Martins e Casa Thomas Jefferson , apoio do Sebrae e da Secretaria de Cultura. Outras informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no  site www.viradaculturaluberlandia.com.br

Serviço:
Virada Cultural
Data: 7 de setembro
Local: Teatro Municipal
Horário: 14h às 23h
Programação: shows, teatro, Viradinha Kids com programação cultural infantil, dança, oficinas de arte, literatura, festival gastronômico, exposições de artes visuais.
Entrada Gratuita

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Diversas oficinas gratuitas serão ministradas durante a Virada Cultural
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial