quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Crianças terão espaço garantido na 2ª edição do CITIES


Casa Thomas Jefferson, SuperGeeks e UberHub Mulher levarão para o evento oficinas gratuitas que instigam a criatividade

Uma previsão do Fórum Econômico Mundial diz que 65% das crianças terão empregos que não existem ainda. Tal informação indica que mais do que formação técnica, para se ter sucesso no mercado, o profissional do futuro deverá ser capaz de inovar, cooperar, demonstrar empatia, achar soluções, ser criativo e curioso.
Para experimentar um pouco do que o futuro reserva, a Casa Thomas Jefferson, a SuperGeeks e o UberHub Mulher levarão para o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - CITIES uma série de atividades também para crianças e pré-adolescentes, nos dias 28 e 29 de agosto, na Casa Garcia.
A escola de inglês Casa Thomas Jefferson promoverá as oficinas Ocean Makerspace e Ocean Space com duas atividades simultâneas. Crianças com idade entre 6 e 12 anos terão a oportunidade de fazer uma galeria sonora com os animais do oceano usando o divertido makey makey, explorando habilidades manuais e criando seus animais favoritos com o biscuit. O espaço contará também com uma impressora 3D, onde os oficineiros poderão aprender a desenhar e modelar peças para impressão. A impressora 3D produzirá as criaturas do fundo do mar e as crianças levarão para casa uma escultura em 3D e a criação feita em biscuit. De acordo com Robson Moura, coordenador de relacionamento da Casa Thomas Jefferson, a metodologia Maker, que será utilizada nas oficinas, é um jeito de estudar compartilhando ideias, programas e recursos relacionados à cultura de “fazedores” para inspirar e motivar a comunidade a fazer, criar e prototipar. "Acreditamos na descoberta, gostamos de instigar a criatividade por meio de aulas diferentes. Essa é uma das características da escola. E levar este formato para o CITIES vai ao encontro do objetivo do evento, que é promover o ecossistema de inovação aliado à educação”, conta. 
Já a SuperGeeks, pensando no que as profissões que ainda existirão vão exigir, e com o intuito de popularizar a robótica, estará com outras duas oficinas. Uma delas é a Robótica: Sensor de Cores, voltada para crianças com idade entre 6 e 9 anos. Nesta atividade, elas aprenderão a usar o Arduino, uma ferramenta da robótica para construir o sensor de cores e, por meio dele, identificarão a cor ou a tonalidade mais próxima. A outra é a de Robótica do Carro, oferecida para pré-adolescentes com idade entre 10 e 12 anos. Nela, os participantes aprenderão a construir protótipo de carro, programando e colocando fios até que o protótipo se movimente de forma autônoma. “Abordaremos a importância da programação e da robótica para crianças e adolescentes, falaremos sobre as profissões do futuro, inovação, tendências na área de tecnologia. São temas ricos e muito válidos. Vai ao encontro do nosso propósito”, diz a diretora pedagógica da SuperGeeks, Danielle Akemi.
Para Fran Rodrigues, coordenadora voluntária no movimento UberHub Mulher, oferecer atividades gratuitas e de qualidade para crianças durante o congresso é muito importante. Enquanto os pais se conectam e ganham conhecimento, as crianças experimentam e aprendem sobre tecnologia e inovação. "O CITIES já se tornou um marco para a cidade e região e poder disseminar um conteúdo também para as crianças é fantástico. É fundamental incluí-las em atividades como essa. Isto faz com que o UberHub (Ecossistema de Inovação de Uberlândia) cumpra o seu papel”, afirma.

PROGRAMAÇÃO
27 de agosto
18h - Informações e Inscrições (não haverá nenhuma Oficina, mas as recreadoras estarão à disposição)

28 de agosto
8h às 11h30 - Oficina Casa Thomas Jefferson - Oficina Maker e Impressão em 3D
14h às 17h30 - Oficina SuperGeeks - Oficina de Robótica: Robótica do Carro
18h às 19h30 - Oficina SuperGeeks - Oficina de Robótica: Sensor de Cores

29 de agosto
8h às 11h30 - Oficina SuperGeeks - Oficina de Robótica: Sensor de Cores
14h às 17h30 - Oficina Casa Thomas Jefferson - Oficina Maker e Impressão em 3D
18h às 19h30 Oficina Casa Thomas Jefferson - Oficina Maker e Impressão em 3D

São 20 vagas por oficina. Além das oficinas, enquanto as crianças aguardam, será disponibilizado um espaço kids com recreação e atividades lúdicas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do link:http://bit.ly/citiesespacokids


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Crianças terão espaço garantido na 2ª edição do CITIES
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial