quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Com texto de Miguel Falabella, a arrebatadora comédia musical “O Som e a Sílaba” chega a Uberlândia


As atrizes cantoras Alessandra Maestrini e Mirna Rubim encenam a obra que tem como foco o autismo, relações familiares, afetos e superações 

O musical O Som e a Sílaba, escrito e dirigido por Miguel Falabella, terá duas únicas apresentações na cidade, nos dias 29 e 30 de setembro, no Teatro Municipal de Uberlândia, sábado às 20h30 e domingo às 19h.
O texto foi escrito especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, duas cantoras atrizes com registro lírico, e traz a história de Sarah Leighton (Alessandra Maestrini), uma jovem com diagnóstico de autismo altamente funcional, uma savant, com habilidades específicas em algumas áreas, entre elas a música, e sua relação com Leonor Delise (Mirna Rubim), sua professora de canto.
Recheado com árias, duetos e trechos de óperas, o espetáculo celebra o mistério da mente humana, com um texto terno, engraçado e comovente. “O espetáculo é todo muito gostoso e aproxima o público. É cheio de humor, como tudo que Miguel e eu gostamos de fazer. Ao mesmo tempo, é extremamente delicado, poético e transformador, dada a trajetória tão rica e profunda da personagem central, Sarah, e de como isto também transforma - para muito melhor - a vida de Leonor (a professora de canto interpretada por Mirna)”, conta Alessandra Maestrini.
Sarah busca alguém que lhe ajude a dar algum sentido a sua vida. Com a morte dos pais, ela mora com o irmão casado, mas sente que não se encaixa na organização da casa, tem consciência de suas limitações nas relações pessoais e sabe que precisa romper as barreiras da síndrome para se ajustar ao mundo lá fora. Em sua busca por uma autonomia, ela lista suas habilidades, entre elas cantar. Ela sabe cantar. “O elemento mais importante da relação entre Sarah e Leonor é o estabelecimento da empatia. Desse laço, se cria a relação de amizade, cumplicidade, respeito e profundo amor entre as personagens”, revela Mirna Rubim.
“Gente como eu precisa de duas coisas na vida: de um trabalho e de alguém que lhe estenda a mão”, Sarah diz a Leonor ao se apresentar. Leonor, por sua vez, atravessa uma crise pessoal e profissional. “Este choque de anseios fará com que uma transforme a vida da outra, até que o público se pergunte quem, de fato, está ensinando quem", comenta Alessandra Maestrini.

Entenda a Síndrome de Savant
Savant é uma palavra em francês que significa "sábio" e está relacionada ao autismo. Para diversos teóricos da psiquê, a condição é encarada como uma variação rara do autismo e, assim como este, pode ser diagnosticada em tempo precoce, mas seu tratamento é complicado e, em geral, não há cura.
Assim como no autismo, na Síndrome de Savant os pacientes apresentam sintomas como dificuldade de interagir, complicações na linguagem, dificuldade de expressão e comportamento altamente restritivo e repetitivo. Mas, o diferencial, é que esses pacientes apresentam também algumas habilidades que extrapolam a normatividade e natureza humana.

Pontos de venda:
Os ingressos estão sendo vendidos nos valores de R$80 (inteira) e R$40 (meia) e podem ser encontrados nas lojas Provanza do Uberlândia Shopping e Center Shopping, no Bouclé Salon e no site www.megabilheteria.com.

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Miguel Falabella
Elenco: Alessandra Maestrini e Mirna Rubim

Design de luz: Wagner Freire
Design de som: Mario Jorge Andrade
Figurinos: Ligia Rocha e Marco Pacheco
Visagismo: Wilson Eliodorio
Cenário: Zezinho Santos e Turíbio Santos

Artes
Fotografia: Priscilla Prade
Diretor de criação: Marco Griesi
Designer: Kelson Spalato
Criação: TuaAgência

Operador de luz: Alessandra Marques
Operador de som: Mario Jorge Andrade
Cenotécnico: Isaac Tibúrcio
Camareira: Michele Vono
Assistente de produção e contrarregra: Marlon Bandarz e Eduardo William
Produtora assistente e captação de apoios: Carla Schvaitser
Produtora executiva: Marisa Medeiros
Direção de produção: Deco Gedeon

Realização: Maestrini Produções

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Com texto de Miguel Falabella, a arrebatadora comédia musical “O Som e a Sílaba” chega a Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial