segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Aula inaugural do 1º Curso de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer será feita pelo médico Daniel Neves


O profissional é presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos e vem a região pela primeira vez falar mais sobre o tema

Nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, o médico intensivista e coordenador da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Daniel Neves Forte, abre o 1º Curso de Cuidados Paliativos, realizado pelo Grupo Luta Pela Vida / Hospital do Câncer em Uberlândia e coordenado pelos médicos do Hospital do Câncer, Rogério Araújo, Natássia de Oliveira Lawal, Paula Philbert Lajolo Canto e Patrícia Oliveira Milazzo.
            O palestrante Daniel Neves discutirá sobre conceitos, fundamentos, princípios e indicações. A primeira aula do curso acontece às 17h, no Auditório do 8C. Já as demais aulas acontecerão no auditório do 2A no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. O curso será ministrado de agosto a dezembro. A programação abordará vários assuntos como controle de sintomas da dor, nutrição, discussão de casos clínicos, entre outros temas importantes.
            Os Cuidados Paliativos são um conjunto de cuidados realizados por uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, etc), que visam assistir o paciente e também seus familiares, aliviando e prevenindo o sofrimento de doenças crônicas graves, que ameaçam a vida, como pode acontecer em alguns casos de câncer. Com um olhar voltado para o paciente e não somente para doença, os Cuidados Paliativos vêm trazer humanização, acolhimento e qualidade de vida ao paciente.
            Com a popularização da área e também com a construção do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos na Unidade 2, a necessidade de trazer cursos e capacitações se tornou crescente, a fim de contar com profissionais cada vez mais especializados. “Nós já realizamos os Cuidados Paliativos no Hospital do Câncer, estudamos, vivenciamos na prática, mas esta modalidade visa ir além do atendimento clínico. Com o Centro de Cuidados Paliativos, vamos ampliar ainda mais esse atendimento e aprender a trabalhar com esse paciente e precisaremos de profissionais que possam dar atenção à saúde de forma integral, tanto emocional, físico, social e até mesmo espiritual, por isso resolvemos realizar o curso”, disse Rogério Araújo, oncologista e coordenador do curso.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Aula inaugural do 1º Curso de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer será feita pelo médico Daniel Neves
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial