quarta-feira, 25 de julho de 2018

Curso "Elementos de Conservação Preventiva de Coleções Museológicos"



 O Museu do Índio UFU convida todos e todas, principalmente estudantes e profissionais de museus de Uberlândia e região, para o curso “Elementos de Conservação Preventiva de Coleções Museológicas”, que será ministrado por Lídia Maria Meirelles, no dia 7 de agosto, das 8h às 12h, no Auditório 5O-B do Campus Santa Mônica.
Os museus têm sob sua responsabilidade a guarda e conservação do seu patrimônio cultural. Neste sentido, é fundamental ter em conta dois aspectos: o primeiro diz respeito à conservação material, tanto sobre a tutela dos elementos físicos das peças presentes nas coleções, e, o outro se refere à preservação dos valores imateriais dos objetos, e implica na organização da documentação sobre o contexto de sua produção, usos e significados. É fundamental que as instituições museais cumpram com seu compromisso de preservar seus acervos, tendo em vista, garantir que as gerações atuais e futuras desfrutem do conhecimento destes bens culturais.
Dessa forma, o curso tem por objetivo apresentar aspectos conceituais e práticos da conservação preventiva, visando compreender a importância de tais medidas para a sustentabilidade do patrimônio sob a guarda e proteção dos museus.
O curso será gratuito, e haverá emissão de certificado para os participantes. Basta se inscrever pelo site https://goo.gl/zYvS1G, ou por telefone, através do número (34) 3236-3707.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Curso "Elementos de Conservação Preventiva de Coleções Museológicos"
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial