quarta-feira, 18 de julho de 2018

Seletiva YAGP Brasil termina com 15 bailarinos e 10 conjuntos classificados para a final em NY


Competição foi realizada durante a 5ª edição do Prêmio de Dança de 12 a 16 de julho em Uberlândia
Terminou na noite dessa segunda-feira (16/07) a 5ª edição do Prêmio de Dança e da Seletiva Brasileira do festival Youth America Grand Prix (YAPG) que foram realizados em Uberlândia. Quem foi ao Teatro Municipal pode assistir uma noite de gala com bailarinos convidados e com apresentações das coreografias que foram destaque na competição.
Ao final foram entregues as premiações de 1º, 2º e 3º lugares do Prêmio de Dança para os melhores bailarinos das modalidades Jazz, Danças Urbanas, Danças a Caráter, Contemporâneo, Neoclássico e Ballet de Repertório, divididos nas categorias pre-competitiva, júnior, sênior e avançado; Melhor Bailarina, para Ayla Castro do Harmonia Estúdio de Dança de Belo Horizonte e Melhor Grupo de Dança para o conjunto da obra do Harmonia Estúdio de Dança de Belo Horizonte. 
Em seguida foram anunciados os quinze bailarinos e dez grupos classificados para a final do Youth America Grand Prix em Nova York, que será realizada em abril de 2019. A noite terminou com a entrega de bolsas de estudo na Escola Estatal de Berlim, no Ballet Nacional da Holanda, no Houston Ballet dos Estados Unidos e no Royal Danish Ballet da Dinamarca.
A lista completa com os nomes dos premiados e selecionados para o YAGP será publicada em breve no site premiodedanca.com.
Caráter pedagógico
     Durante os cinco dias em que os mais de 500 bailarinos inscritos estiveram em Uberlândia eles participaram de aulas preparatórias, aulas avaliativas, coachs de variações de repertório e de uma palestra com a fundadora do YAGP Larissa Saveliev. Durante a palestra ela falou sobre os caminhos para chegar a grandes escolas e companhias de dança mundiais. Dois bailarinos que já participaram do YAGP, Eliabe D'Abadia do Royal Danish Ballet e Paulo Arrais, bailarino principal do Boston Ballet – EUA, contaram suas histórias e a plateia pode fazer perguntas sobre a carreira de um bailarino.
A coordenadora da seletiva brasileira, Katty Houlis, avaliou a seletiva que foi realizada pela primeira vez em Uberlândia, como positiva e disse que ficou emocionada ao rever bailarinos que há 15 ou 10 anos atrás foram encaminhados profissionalmente pelo YAGP: além dos já citados Paulo Arrais e Eliabe D’Abadia, os bailarinos Daniel Robert e Hadriel Diniz que participaram do festival como bailarinos convidados. “Quando eu olho para estes meninos e onde chegaram, eu vejo que todo esforço, stress e cansaço valeram muito a pena!”, disse a coordenadora.
Para a diretora artística do Prêmio de Dança, Guiomar Boaventura durante o Prêmio de Dança Seletiva YAGP Brasil foi possível ver “um amor sem limites, capaz de superar qualquer dificuldade e levar tanta beleza aos nossos corações”.

YAGP 
Em 1999, Larissa Saveliev fundou o Youth America Grand Prix, em Nova York junto com o marido Gennadi Saveliev. Os dois se deram conta de que faltava alguém para encaminhar estudantes talentosos de academias de dança para oportunidades de treinamento internacional e profissionalização. Desde então, o YAGP vem conectando jovens talentos com as principais escolas de dança do mundo e os encaminhando profissionalmente. 
Cerca de 600 bailarinos que passaram pelas finais do YAGP já foram contratados pelas mais prestigiadas companhias de dança profissionais do mundo, dentre eles 50 são brasileiros. Além disso, mais de 1.000 bailarinos brasileiros receberam bolsas de estudos para renomadas escolas de dança com o objetivo de se formarem e depois serem contratados por companhias. A competição já concedeu mais de U$ 3 milhões em bolsas de estudos para as principais escolas do mundo.
Além de Uberlândia, cidades como Paris, Barcelona, Pequim, Tóquio, Cidade do México e Sidney também recebem as seletivas do YAGP. A expectativa é que os bailarinos selecionados no Brasil integrem outros mais de 1,2 mil alunos que participarão das finais em abril do próximo ano, em solo norte-americano. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Seletiva YAGP Brasil termina com 15 bailarinos e 10 conjuntos classificados para a final em NY
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial