sexta-feira, 13 de julho de 2018

Quase 17 mil estudantes são beneficiados em programas educacionais do Instituto Algar

Consolidado de 2017 mostra que o número de crianças e adolescentes que tiveram suas vidas transformadas é 40% maior do que o ano anterior 
Crianças do Programa Transforma em apresentação especial para influenciadores e formadores de opinião
Otávio Mota, de 14 anos, gosta de várias coisas, mas tem duas paixões que ele pretende levar para a vida toda: o cinema e o esporte. Estudante do ensino médio e se preparando para cursar Educação Física, ele também pretende trabalhar como ator, atividade pela qual se encantou ao participar da oficina de audiovisual do Programa Transforma, do Instituto Algar - responsável por iniciativas sociais nas comunidades em que o grupo Algar atua.
            Quem vê esse garoto de tantas habilidades, que hoje dá aulas de taekwondo e adora uma boa prosa, nem imagina que um dia ele já foi, em suas próprias palavras, “antissocial”. “Embora eu fosse um garoto agitado, que não parava quieto, subia em todos os lugares, eu não gostava de falar com as pessoas. Nem quando eu era elogiado”, conta o jovem, que ingressou no Transforma aos 9 anos. E foi justamente esta decisão que o levou a mudar totalmente sua forma de ver o mundo.
            Com cinco programas educacionais - alguns deles desenvolvidos em parceria com outras instituições -, o Instituto Algar beneficiou 16.800 mil alunos em 2017, número 40% maior do que o ano anterior. Foram crianças e adolescentes como Otávio, que se redescobriram nas atividades, melhoraram sua autoestima e ampliaram sua visão de mundo.
            “Eu era uma pessoa cheia de preconceitos. Ao participar das oficinas, aprendi que é importante ouvir o ponto de vista do outro. Foi assim que mudei minha opinião em relação a muitas coisas”, explica Otávio. O Programa Transforma trabalha com oficinas de arte, cultura e esporte, em quatro unidades físicas nos bairros Alvorada, Shopping Park, Cidade Jardim e Jardim das Palmeiras.
 
Jovens que participam dos programas educacionais contaram suas experiências em evento realizado esta semana 
Futuro e renda
Outro programa do Instituto Algar é o Talentos de Futuro, que contribui com a formação de jovens do ensino médio com foco no mercado de trabalho por meio do desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais. Os participantes certificados serão encaminhados para a Fundação Maçônica Manoel dos Santos e Rede Cidadã, que são responsáveis pela inserção dos jovens no Programa Jovem Aprendiz do grupo Algar e de outras empresas de Uberlândia e da região.
            Complementam a frente educacional o Programa Conectados, que fomenta o desenvolvimento de estratégias educacionais que utilizem a tecnologia em sala de aula e na gestão pedagógica; o Programa de Voluntariado, que mobiliza e estimula a realização de ações voluntárias nas empresas do Grupo; e a Escola de Inteligência, que visa desenvolver competências socioemocionais de alunos de escolas rurais.
     Os resultados foram apresentados a influenciadores e formadores de opinião, em um encontro realizado no início desta semana na sede do Instituto. Além de quase 17 mil alunos beneficiados, os programas educacionais alcançaram 460 educadores e 113 escolas em 26 cidades. O Instituto Algar, fundado em 2002, também atua nas frentes de meio ambiente - com mais de 300 iniciativas implantadas - e incentivos fiscais – 7,5 milhões investidos em 65 projetos. Mais informações estão disponíveis no site www.institutoalgar.org.br

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Quase 17 mil estudantes são beneficiados em programas educacionais do Instituto Algar
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial