segunda-feira, 2 de julho de 2018

Patrocínio é a segunda cidade de Minas em geração de empregos em maio


Levantamento divulgado pelo Sebrae Minas revela um saldo de 575 vagas na cidade, atrás somente de Belo Horizonte.

Patrocínio é a segunda cidade com melhor saldo de empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) mineiras no mês de maio. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que considera o saldo de emprego como a diferença entre o número de demissões e contratações no período.
No ranking das cidades mineiras que tiveram o melhor desempenho na geração de emprego pelas MPEs, Patrocínio aparece com 575 vagas, atrás apenas da capital Belo Horizonte (1.206 vagas). O resultado positivo foi influenciado pelo setor de Agropecuária e Extração Vegetal responsável por 80% das vagas registradas, principalmente, devido ao período de colheita.
Do saldo de emprego de 14.949 vagas obtidas pelas MPE mineiras, 12.013 foram geradas pelo setor Agropecuário e de Extração Vegetal. Segundo o analista do Sebrae Minas, Renato Moreira, figurar neste ranking demonstra o potencial de Patrocínio para o agronegócio, com destaque para a colheita de café. “O período de safra favorece não apenas o saldo de empregos, como também aumenta o poder de consumo da população. É uma reação em cadeia que beneficia o empresariado local”, destaca.
Entre as atividades que as MPE contrataram mais de que demitiram, no mês de maio, em Minas estão: trabalhador da cultura de café (6.603 vagas), trabalhador volante da agricultura (2.531 vagas), trabalhador agropecuário (1.849 vagas), servente de obras (1.016) e alimentador de linha de produção (428 vagas). Sobre o perfil dos empregados do saldo de empregos gerado pelas MPE, os homens (10.257 vagas) são mais que o dobro das mulheres (4.692 vagas). Já o salário médio de admissão diminuiu passando de R$ 1.014,8, em abril, para R$ 940,61, em maio.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Patrocínio é a segunda cidade de Minas em geração de empregos em maio
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial