sábado, 7 de julho de 2018

Os três combustíveis dos empreendedores de sucesso


 “Por que não consigo colocar minha ideia de negócio em prática?”. Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que têm boas ideias empreendedoras, mas não conseguem executá-las. E o problema pode ser relativamente simples: o vício de se abastecer com apenas um “combustível”.
Se pudéssemos traçar uma rota para concretização das nossas ideias e projetos, obrigatoriamente teríamos que nos abastecer de três “combustíveis” diferentes para nos darmos bem neste trajeto. Esse é o segredo de grandes empreendedores! Mas, quais são eles? Vamos lá:

O motivacional
“Você é corajoso e não medroso”; “Acredite em si mesmo”; “Tenha propósito e visão bem definidos”; “Escolha metas realizáveis”; “Faça o que ama”; “Vá em busca do seu sonho e seja grato”. Pensamentos como estes, apesar de clichês, são importantes para despertar as nossas potencialidades, além de nos ajudar no processo de autoconhecimento.
Presentes em produtos e serviços da psicologia da positividade e do sucesso, são de extrema importância para quem deseja iniciar um projeto ou já está na caminhada. Lembre-se: quando estamos motivados surgem novas ideias, melhoramos nossos relacionamentos e conseguimos lidar melhor com os problemas.

O educacional
Uma vez motivados, devemos caminhar para o universo educacional. Este, com um grau de importância maior que o anterior. Aqui adquirimos informações e conhecimentos para elaboração do nosso plano de negócios, viabilidade econômica e financeira, fluxo de caixa do nosso projeto, legislações, técnicas, processos, dentre outros.
Com isso, conseguimos calcular o risco, dominarmos o funcionamento e, o mais importante, se o capital próprio será suficiente ou se precisaremos de parceiros (investidores ou sócios). Neste caso, para convencê-los, é preciso demonstrar que conhecemos as características técnicas do produto ou serviço, bem como o retorno financeiro previsto.
Ninguém investe em sonhos! Precisamos de viabilidade técnica e econômica. Ter apenas ideias e conhecimentos superficiais sobre o nosso negócio, nos dias de hoje, certamente compromete as chances de implantá-lo.

O experiencial
É a continuação do processo de aprendizagem, mas agora focado unicamente na prática. São simulações, testes e algumas aplicações reais. É a construção de parcerias, a busca pelo investidor ou mesmo, na melhor das hipóteses, a execução de uma etapa “piloto” do projeto.
Isso mesmo, piloto! Por mais que o nosso sonho seja grande – e deve ser – iniciá-lo pequeno é também uma estratégia inteligente, pois adquirimos experiência. Isso serve para qualquer atividade. Os Beatles, por exemplo, na época em que começaram a estourar, já haviam se apresentado ao vivo cerca de 1.200 vezes em um ano e meio. E foi esta experiência, ou prática acumulada, quando ainda tocavam em pequenos bares, que fez com que eles se destacassem dos demais grupos de rock.
Por isso, precisamos prestar muita atenção onde estamos nos abastecendo e concentrando os nossos esforços. Se estamos há muito tempo somente na esfera motivacional, pode sinalizar um perigo, considerando que o conteúdo é sedutor e viciante.  Pergunte-se: quantos livros, eventos e demais produtos ou serviços motivacionais e quantos educacionais eu tenho consumido? Estou assistindo mais vídeos motivacionais ou educacionais e técnicos, como tutoriais e cursos online, por exemplo?
Se a maioria das respostas foi motivacional, muito provavelmente este seja o motivo pelo qual seus projetos não saem do papel! É claro que sempre precisaremos deste combustível. O problema é priorizá-lo em detrimento do conhecimento técnico, educacional e experiencial. Estes devem ser consumidos com maior intensidade para que realizemos os nossos projetos, mas, mais uma vez, também não devem ser os únicos.
O segredo é variar para emplacar! Boa sorte!

*Rodrigo Mancini é economista, Mestre e Doutor em geografia econômica, empreendedor e empresário.

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