sexta-feira, 27 de julho de 2018

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho lembra a importância de cuidados para garantir a saúde do funcionário



 Dia 27 de Julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e esta data foi criada com o intuito de minimizar os acidentes trabalhistas, garantindo uma qualidade de vida para os funcionários e mais segurança para exercer os serviços.
Conforme dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, Uberlândia teve 7.474 auxílios-doença por acidente do trabalho entre os anos de 2012 e 2017. Os setores econômicos com mais afastamentos são transporte rodoviário, abate de suínos, aves e outros pequenos animais e a construção civil. Os motivos mais frequentes são: fratura no punho e mão, perna e tornozelo, dorsalgia e lesões no ombro.
Para tentar evitar estas situações, as empresas precisam realizar um estudo completo para prevenir riscos relacionados á má postura, falta de iluminação, ferramentas de trabalho inadequadas e tudo que possa comprometer a saúde do colaborador. É o que chamamos de Análise Ergonômica do Trabalho e é obrigatória para empresas cujos funcionários exerçam trabalhos físicos ou manuais que façam movimentos repetitivos ou que causam sobrecarga muscular (esforço no pescoço, coluna, ombros, mãos, pernas, braços).
A fisioterapeuta, Carolita Vasconcelos, realiza projetos em várias empresas de Uberlândia visando mapear os riscos e definir ações para minimizá-los. “A redução dos riscos durante o exercício do trabalho é muito importante para uma empresa. A segurança e bem estar do funcionário resulta em produtividade e lucratividade para o empregador”, explica Carolita.
Com um número menor de faltas devido a problemas de saúde relacionados ao trabalho, a empresa aumenta a qualidade nos serviços prestados, mantendo as datas de entrega dos serviços conforme o combinado com os clientes. O número de processos trabalhistas é reduzido quando a empresa está de acordo com as regras da NR17. “Prezar pela saúde do colaborador só aumenta a credibilidade da empresa. Oferecer valorização e segurança nos serviços prestados pelo funcionário torna a empresa mais humana. Sem dúvidas, isso traz pontos positivos para qualquer negócio”, finaliza a fisioterapeuta.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho lembra a importância de cuidados para garantir a saúde do funcionário
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial