sexta-feira, 29 de junho de 2018

Vem aí o 3° Simpósio Sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde do HMMDOLC 2018



Em 2017, o evento foi um sucesso e contou com a presença de vários profissionais da saúde

O “3° Simpósio sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde” está em sua terceira edição e é um evento que busca estimular a reflexão sobre os perigos relacionados à assistência à saúde, mas também sobre o muito que podemos fazer para tornar o cuidado com os pacientes mais seguro, eficaz, eficiente, oportuno e humanizado.
            Vivemos em uma época em que o cuidado ao paciente exige muito mais do que a execução de técnicas avançadas e o uso de equipamentos modernos. Os riscos inerentes à assistência são enormes e suas consequências são gravíssimas. Para que haja um cuidado seguro, sustentável e centrado no paciente, é necessário um novo modelo de profissionais, que pensem diferente e que coloquem sua sensibilidade e conhecimento a serviço do bem comum.
Falhas banais como erros de dosagem ou de medicamento, uso incorreto de equipamentos e infecção hospitalar, causam mais de 302.610 mortes por ano em hospitais públicos e privados no Brasil, em média, 829 mortes por dia. Além das mortes, os eventos adversos impactam cerca de 1,4 milhão de pacientes todo ano com sequelas que comprometem as atividades rotineiras e provocam sofrimento psíquico.
A conclusão faz parte do Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2016.
Com base nas estatísticas negativas decorrentes de erros na condução de procedimentos em hospitais, torna-se extremamente necessário a realização e participação de profissionais da saúde, no Simpósio Regional sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde”, evento que se consolidou pela iniciativa dos seus realizadores, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro e a Prefeitura Municipal de Uberlândia.
O Simpósio Regional deste ano, acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto em Uberlândia, e receberá profissionais da área da saúde, interessados ou ligados à gestão hospitalar, gestão de riscos, núcleos de segurança do paciente, gestão da qualidade e processos de acreditação hospitalar dos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.

7ª Semana do Cuidado Seguro
A Semana do Cuidado Seguro acontece desde 2012 no “Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro” e é um momento inicialmente voltada ao público interno, a partir de 2016 abriu-se ao público externo, com o Simpósio sobre “Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde”. Em sua segunda edição, 2017, o evento foi um grande sucesso, contou com mais de 600 participantes, incluindo profissionais, acadêmicos, alunos de escolas técnicas, mais de 20 trabalhos científicos apresentados e avaliação fortemente positiva por todos os parceiros.
  
Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro
            O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) sustenta todas as suas ações na segurança e na qualidade assistencial, conforme sua Missão - "cuidar de pessoas, dentro dos princípios do SUS, com segurança e sustentabilidade" e Visão - "ser modelo de excelência em serviços de saúde e gestão hospitalar no Brasil". Com pouco mais de 7 anos de existência, já se consolidou como referência local e regional, alcançando reconhecimento nacional evidenciado pela obtenção de acreditação hospitalar em nível 2, da Organização Nacional de Acreditação/ONA e pela participação em grandes projetos nacionais de melhoria assistencial no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS - Projeto "Parto Adequado" e Projeto PROADI-SUS "Melhorando a segurança do paciente e larga escala no Brasil".

Serviços
3° Simpósio Sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde do HMMDOLC 2018 – Uberlândia/Mg

Data: Dias 17 e 18 de agosto de 2018
Local: Hotel Gran Executive - Uberlândia – MG
Horário: dia 17, das 8h às 21h; e dia 18, das 8h às 19h

Informações: Pool Comunicação 34 3235 7408

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Vem aí o 3° Simpósio Sobre Segurança do Paciente e Qualidade na Assistência à Saúde do HMMDOLC 2018
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial