terça-feira, 26 de junho de 2018

TIM oficializa ativação da plataforma NB-IoT em Santa Rita do Sapucaí

Durante evento no Inatel, as instituições apresentam piloto do projeto e como empresas podem desenvolver e testar soluções de Internet das Coisas nesta rede

 A TIM celebra hoje a ativação da funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT) na sua rede 4G em Santa Rita do Sapucaí, em MG. A cerimônia acontece no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), parceiro da operadora junto com a Ericsson, para o desenvolvimento de soluções em IoT para cidades inteligentes com base em soluções móveis. O evento marca a primeira entrega do acordo de colaboração tecnológica, científica, de inovação e empreendedorismo assinado em março pela a operadora, a instituição e a empresa de tecnologia.
A plataforma ativada pela TIM permite viabilizar a criação de soluções de Internet das Coisas (IoT), utilizando a rede 4G da TIM. A tecnologia está ligada neste momento a aplicações para smart cities, como sensores inteligentes em semáforos e estacionamentos; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos das cidades, entre outras iniciativas que tornam os sistemas mais eficientes.
A parceria firmada pela TIM, pelo Inatel e pela Ericsson permite que a operadora forneça aos alunos de graduação e mestrado do Inatel tópicos de pesquisa e investigação para que estes possam sugerir soluções à serem aplicadas no campo acadêmico e, futuramente, replicadas fora da universidade. Todas as interações sobre os projetos acontecem na plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.
Com duração prevista de dois anos, além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e doutores, o acordo vai permitir também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. Essa tecnologia, que é considerada um elemento-chave para o desenvolvimento do 5G, pode ser utilizada em rastreamento de ativos industriais e monitoramento de segurança.
O acordo de parceria faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações e pesquisas, com a finalidade de desenvolvimento de serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também faz parte do programa, com uma parceria para cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e os alunos e professores da instituição.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

TIM oficializa ativação da plataforma NB-IoT em Santa Rita do Sapucaí
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial