quinta-feira, 7 de junho de 2018

Grupontapé de Teatro iniciará, nesta sexta-feira (08/06) turnê em Minas Gerais com o espetáculo Tempo de Águas


A peça dirigida por Inês Peixoto foi selecionada pelo edital Trilha Cultural do BDMG e será apresentada gratuitamente em quatro cidades mineiras. 

O Grupontapé de Uberlândia-MG foi contemplado com o prêmio Trilha Cultural do BDMG e circulará, neste mês de junho, por quatro cidades mineiras com o espetáculo “Tempo de Águas”. A primeira parada será na cidade de Tiradentes, no dia 08; nos dias 09 e 10, a trupe seguirá para São João del-Rei; no dia 25, Divinópolis e, nos dias 26 e 27, Barbacena.
     As apresentações serão gratuitas e além da peça, a companhia promoverá o compartilhamento do processo de montagem do espetáculo.
       “Tempo de Águas” é o mais recente trabalho do Grupontapé de Teatro, com texto inédito no Brasil. Sob a direção de Inês Peixoto, a temática do espetáculo está ligada ao feminino, provocando, durante o encontro com a plateia, reflexão com sensibilidade.
       “O espetáculo é inédito em todas essas cidades e, para além disso, essa turnê significa para nós reforçar laços e fortalecer redes culturais mineiras. Em São João del-Rei e Tiradentes, encontraremos com nosso grupo-irmão, parceiros de longa data, o Teatro da Pedra, que faz um trabalho incrível naquela região. Divinópolis tem uma produção cultural intensa e sempre fomos bem recebidos, sem contar no charme do Teatro Usina Gravatá e finalizamos apresentando na sede do Grupo Ponto de Partida, em Barbacena, um dos grupos mais importantes da cena mineira e do Brasil e uma das nossas referências. Cada cidade escolhida teve sua motivação”, comenta a diretora do Grupontapé Katia Bizinotto. 

Prêmio Edital Trilha Cultural BDMG
Para reforçar a tradição cultural do teatro, do circo e da dança, o BDMG Cultural, desde 2004, é um projeto do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais que apoia iniciativas de fomento às artes cênicas, circulando com as mais recentes produções artísticas realizadas em Minas Gerais. O programa seleciona grupos de artes cênicas com sede em municípios mineiros que poderão circular com seu trabalho do interior para Belo Horizonte, do interior para outra cidade ou da capital para o interior de Minas. A seleção é realizada por meio de edital público, com a participação de uma comissão julgadora independente, composta por profissionais da área de artes cênicas.

Grupontapé de Teatro
Com 23 anos de estrada, o Grupontapé é um dos mais tradicionais grupos de teatro de Uberlândia. A companhia tem montagens próprias e textos de vários autores e mantém, desde 2001, o espaço da Escola Livre do Grupontapé: um lugar de formação, fomento e intercâmbio cultural da cidade, onde é atuante na organização e na representação política da atividade teatral.

SINOPSE:
Tempo de Águas
Uma mulher velha e uma mulher jovem. Confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano. Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Elenco: Katia Bizinotto e Katia Lou / Texto:  Patricia Zangaro / Tradução: Eduardo Moreira e Katia Lou / Direção: Inês Peixoto / Ass. Direção: Juliana Nazar / Preparação de Texto: Babaya Morais / Preparação Corporal: Cássio Machado / Caracterização: Mona Magalhães / Cenografia e figurinos: Inês Peixoto e Flávio Arciole / Traquitanas: Juliano Rodrigues /Equipe Técnica: Alexandre Galvão e Imanol Tolaretxipi / Coord. Produção: Rubem dos Reis / Prod. Executiva: Marisa Cunha e Eder Florêncio / Coord. Execução Orçam.: Aline França / Camarim: Maria Rosa / Registro: Thaneressa Lima / Ass. Imprensa: Érica Magalhães / Office-boy:  Eliene Ricardo.

PROJETO:  TRILHA CULTURAL BDMG e apoio DA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS
SERVIÇO:
O quê: Turnê Mineira Tempo de Águas e Compartilhamento - Aberto ao público interessado! Será realizado um bate-papo sobre o processo de montagem e a prática das Danças Circulares Sagradas, utilizada como preparação para o espetáculo.

Tiradentes/MG
Sexta - 08/06 às 20h
Local: Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves
Endereço: R. Direita, 168 – Centro
Classificação: Livre
Compartilhamento
Dia: 09/06, às 10 horas, no mesmo local

São João del-Rei/MG
Sábado - 09/06 às 20h
Domingo – 10/06 às 20h
Local: Teatro Da Pedra
Classificação: Livre
Compartilhamento: Domingo – 10/06 às 14h.

Divinópolis/MG
Segunda - 25/06 às 19h
Local: Teatro Usina Gravatá
Endereço: Vereda Dr. Valdemar Rausch, s/n° - Santa Clara
Classificação: Livre
Compartilhamento: após a apresentação.

Barbacena/MG
Terça - 26/06 às 20h
Quarta - 27/06 às 20h
Local: Estação Ponto de Partida
Endereço: R. Amilcar Savassi, 350 – Campo
Classificação: 18 anos
Compartilhamento: Dia 26/06 após a apresentação.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Grupontapé de Teatro iniciará, nesta sexta-feira (08/06) turnê em Minas Gerais com o espetáculo Tempo de Águas
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial