segunda-feira, 11 de junho de 2018

Confira sete perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego


Por Melissa Santos 

A entrevista de emprego é o momento em que a empresa avalia as competências do profissional, no entanto, essa análise não parte só dos recrutadores. Por isso, quando o recrutador abrir espaço para as perguntas durante a entrevista, aproveite esse momento para demonstrar interesse e realmente tirar dúvidas sobre o cargo.
“O profissional também deve avaliar a empresa, pois os dois devem refletir para entender se vale a pena seguir com os próximos passos”, explica Renato Trindade, gerente da Page Personnel, consultoria de recrutamento especializada em cargos técnicos e de suporte à gestão, pertencente ao PageGroup.
De acordo com os especialistas, é preciso entender que um recrutamento envolve três perfis a serem considerados: o da empresa, o do cargo e o do candidato. O da empresa trata-se da sua história, nacionalidade, porte, segmento de atuação, grade de competências organizacional, localidades em que está, missão/visão/valores, produtos ou serviços, seus fornecedores, seus clientes, seus concorrentes.
Já o perfil do cargo envolve o nome da posição, responsabilidades e atividades que deverão ser desenvolvidas, conhecimentos e experiências prévias necessárias, reporte, pares, subordinados, interação com outras áreas internas e externas. O perfil do candidato, por sua vez, é avaliado com base na experiência anterior, formação acadêmica desejada, cursos de aperfeiçoamento importantes para o cargo, idiomas necessários, competências/habilidades/comportamentos/atitudes esperados e os resultados alcançados.
“A partir desses 3 perfis já podemos entender que o candidato vai ser questionado dentro destes perfis, mas cabe ao candidato questionar sobre os 3 perfis e entender a organização, o cargo que poderá ocupar e o que se espera que apresente para ser considerado o finalista”, explica Marcia Vazquez, gestora do Capital Humano na Thomas Case & Associados, consultoria com atuação na gestão de carreiras e RH.
Para apresentar-se ao recrutador e mostrar que é o melhor dentre todos, é preciso ter em mente algumas questões que você deve fazer durante a entrevista. Para conseguir fazer boas questões, no entanto, é preciso se preparar para a entrevista. “Muitas informações estão disponíveis no site da empresa ou na Internet. Vale buscar o máximo de informações possíveis para não fazer perguntas simples ou que demonstrem que o profissional não estudou sobre a empresa”, afirma Trindade.
Abaixo, veja 7 questões elaboradas por Trindade, Vazquez e Maria Thereza Rubim, especialista de comportamento organizacional e gestão de pessoas do Mackenzie Alphaville.

1. Quais são as competências essenciais para a empresa?
Como não é só a empresa que escolhe o profissional, é importante que ele entenda questões como missão e valores da empresa. Esses pontos são importantes para o profissional compreender e entender se a empresa faz sentido para ele. A empresa também tentará saber o máximo possível do profissional para a tomada de decisão e o profissional tem de saber o máximo possível sobre a empresa e o desafio da posição para tomar a decisão.

2. Qual a descrição do cargo?
Buscar informações sobre o histórico da posição é importante e mostra preocupação com o todo e não só com o futuro. Vale entender se é uma posição nova ou substituição. O porquê da cadeira estar livre e também entender o histórico e perfil dos profissionais que já atuaram no posição.

3. Quais são as principais dificuldades e desafios do cargo?
Entender no detalhe a expectativa que o gestor tem com a posição e as possibilidades de crescimento mostram engajamento com o desafio. Além disso, também é interessante entender os maiores erros cometidos pelos ocupantes anteriores, as mudanças ocorridas na área ou função e os projetos a serem desenvolvidos.

4. Como a empresa tem se preparado para enfrentar o futuro?
Questões sobre investimento a empresa, busca por novas tecnologias e capacitação de profissionais também demonstram engajamento com a evolução do negócio.
5. Quais são os desafios da área de negócio da empresa no futuro?
Perguntas sobre os desafios da empresa para o próximo anos ajuda a mostrar preocupação com o futuro e entender se realmente os desafio condizem com as expectativas do candidato.

6. Quais são as políticas de meta e resultados?
Informações sobre política de metas e sobre os resultados recentes da empresa mostram preocupação com o crescimento e momento atual.

7. Quais são os desafios do gestor da minha área?
Perguntar sobre os desafio do gestor é importante, pois o profissional pode mostrar como ele pode agregar e auxiliar o gestor a alcançar seus objetivos. Entender do gestor os motivos que o fazem trabalhar e permanecer na empresa, além das conquistas dele na corporação ajudam a entender como será a vida do profissional na corporação.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Confira sete perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial