sexta-feira, 15 de junho de 2018

Cia Cultural EMCANTAR realiza oficinas para 300 educadores de Araguari e Uberaba


Formação acontece entre os dias 14 e 21 de junho. 

Trocar experiência e agregar alternativas de ensino-aprendizagem ao processo de educação formal. Esse é o objetivo da formação que acontece entre os dias 14 e 21 de junho para cerca de 300 educadores de escolas públicas de Araguari e Uberaba, em Minas Gerais.
Quem realiza a formação voltada para educadores de séries iniciais até coordenadores pedagógicos e diretores é a Cia Cultural EMCANTAR, que tem, para isso, o reconhecimento do Ministério da Educação - MEC. Depois de muita experiência na utilização da arte e da cultura como ferramentas de ensino e aprendizagem, a Cia – que já envolveu mais de 20 mil pessoas em seus processos de formação – teve um de seus trabalhos chancelado no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC.
Chamada de Tecnologia Educacional Parangolé, a metodologia auxilia educadores na busca de alternativas para tornar o processo educacional mais interessante e efetivo. “O objetivo da formação em Araguari e Uberaba é que, na prática coletiva, adultos e crianças possam redescobrir maneiras de educar e aprender através de canções e brincadeiras”, explica Ana Lopez, que é coordenadora do EMCANTAR Social, vertente da Cia Cultural EMCANTAR, que atua diretamente nestes trabalhos de formação com educadores.
Em Araguari, a ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As oficinas acontecerão na Universidade Aberta nos dias 14, 15, 20 e 21 de junho, com oito horas de duração por dia, para 50 educadores.
Já em Uberaba, são mais de 250 educadores, coordenadores e diretores de escolas do ensino infantil envolvidos em mais de 30 horas de formação lúdica e humanizadora. Segundo Fabiana Mendonça, que é coordenadora pedagógica e organizadora da formação na cidade, a Tecnologia Parangolé da Cia Cultural EMCANTAR já é utilizada na formação dos educadores de Uberaba. “A realização das oficinas pelo próprio EMCANTAR é para dar um suporte ainda maior entre teoria e prática”, diz.
Em Uberaba, as oficinas acontecem na Casa do Educador Profª Dedê Prais, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, com patrocínio da Casa do Chocolate. Serão realizadas nove oficinas, de 18 a 22 de junho, com 30 educadores cada, e a expectativa é no futuro estender a formação também para o ensino fundamental. “Trabalhamos tanto a ludicidade no ensino infantil, mas quando a criança passa para o fundamental, há uma quebra e ela não necessariamente está preparada para enfrentar essa mudança”, justifica Mendonça.

Serviço:
Oficinas de Canções e Brincadeiras com EMCANTAR
Araguari:
14, 15, 20 e 21 de junho | 7h30 às 11h30 e 13h às 17h
Local: Universidade Aberta (UAB)
Arte-Educadora: Ana Lopez

Uberaba:
18 de junho de 19h às 22h
19 e 21 de junho de  8h às 11h, 13h às 16h e 19h às 22h
20 de junho: 13h às 16h e 19h às 22h
Local: Casa do Educador
Arte-Educadora: Ana Rabelo e Carlos Júnior

Mais sobre a Cia Cultural EMCANTAR
EMCANTAR é uma companhia cultural cuja visão é fazer arte e encantar pessoas. Em 20 anos de história, atingiu um público de mais de 320 mil emcantados, conquistou nove premiações nas áreas de cultura e educação, e conta com duas tecnologias artístico-educacionais publicadas. Sua atuação se divide em duas frentes:
* Grupo artístico EMCANTAR: com mais de 1.000 apresentações, incluindo passagem por Washington (EUA), já atingiu um público de mais de 300 mil espectadores, com 20 mil produtos distribuídos, incluindo cinco álbuns e um DVD lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro, em espetáculos voltados para a infância e para família.
* EMCANTAR Social: com mais de 20 mil crianças e adolescentes beneficiados em cerca de 50 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, suas ações envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 07 livros, 02 DVDs, 01 CD e mais de 30 espetáculos de autoria coletiva.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cia Cultural EMCANTAR realiza oficinas para 300 educadores de Araguari e Uberaba
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial