quinta-feira, 17 de maio de 2018

UAI Q Dança comemora 20 anos da Semana do Sapateado

Evento pensado para comemorar o Dia Internacional do Sapateado, chega a 20ª edição com um mês de programação

            O som do tap começa a ser ouvido com mais intensidade neste mês, no UAI Q Dança. Músicas, coreografias, ensaios, sapateadores e muito ritmo vão marcar a 20ª Semana do Sapateado, que neste ano não acontecerá em uma semana, mas quase um mês inteiro. A programação teve início no dia 8 de maio e se estenderá até 2 de junho.
            A diretora do UAI Q Dança, Fernanda Beviláqua justifica a ampliação da programação. “O evento começou com o objetivo de comemorar o 25 de maio, Dia Internacional do Sapateado, em homenagem ao grande Bill Bojangles, e ainda pequenino, dando seus primeiros passos, foi crescendo, se aprimorando e comemora agora 20 anos”, conta.
            O evento se tornou tradicional e já é esperado por muitos uberlandenses e também sapateadores do UAI Q Dança e de todo o Brasil. Há 20 anos, o UAI Q Dança recebe mestres de sapateado do Brasil, Estados Unidos e Suíça, que trazem para aos estudantes o melhor de seus estilos e os alimentam de aprendizados e competências técnicas.
Fernanda Beviláqua adianta que a proposta de comemorações também recordará e homenageará todos que constroem e trabalham na Semana nesses 20 anos.
A Semana do Sapateado tem a parceria da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Nacional.

CONVIDADOS
            Todos os anos, o UAI Q Dança traz convidados especiais para a Semana do Sapateado. Neste ano, na 20ª edição, não poderia ser diferente.

Conheça os convidados:
Bruna Miragaia – Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em 2007. Iniciou seus estudos em dança em 1987, na academia Cristina Cará, onde completou seus estudos em balllet clássico, sapateado e jazz e atuou como bailarina, professoa, ensaiadora e coreógrafa até 2009. Ministou aulas de sapateado na AESJC de 1996 a 2000. Dirigiu, coreografou e ministou aulas de sapateado e ballet na Academia Corpus, de 2001 até 2006, onde conquistou importantes premiações. Atualizou seus estudos em sapateado nas academias “Broadway Dance Center” e “Steps on Broadway” em Nova Iorque em 2007. Também ministrou aulas no Monique Paes Stúdio de Dança de 2008 até 2012. Em 2013 fundou a Com Passo Cia de Dança, junto com Denis Morita, onde conquistou importantes premiações nos maiores festivais do país.

Maria Clara Laet – natural do Rio de Janeiro, começou a sapatear com seis anos e participou do grupo KatadoS por aí!, de Kika Sampaio, desde sua fundação. Foi agraciada com um prêmio da sapateadora Dianne Walker no Tap City, festival de sapateado de Nova York. Possui certificado do treinamento de professores da American Tap Dance Foundation e compleou o curso da Cartilha do Tap de Susan Baskerville. É graduada em História pela Universidade de São Paulo, ensina sapateado buscando a conexão da dança com suas raízes norte-americanas e nossas raízes brasileiras.

Chris Matallo – tem uma grande importância para o sapateado no mundo. Foi coreógrafa da Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello e todo elenco do “Cantando na Chuva”. É a única sapateadora que toca sax, piano e sapateia ao mesmo tempo. É considerada pela crítica americana a Carmem Miranda do Tap. Além disso, é madrinha da Semana do Sapateado do UAI Q Dança.

Juliana Garcia – Natural de Ribeirão Preto, pedagoga, psicóloga e pós-graduada em psicopedagogia, Juliana Garcia iniciou seus estudos de sapateado em 1993. Nesses 25 anos, acumulou prêmios e destaques em diversos festivais por todo o Brasil, como o de maior nota do Festival Dança Ribeirão em 2005, representando sua cidade no Mapa Cultural Paulista e o de melhor sapateadora em 2009 no mesmo festival. Em 2006 inaugurou sua escola, a primeira dedicada ao ensino do sapateado americano em Ribeirão Preto. Como diretora do Studio de Sapateado Juliana Garcia, conquistou o primeiro e segundo lugar no Festival de Dança de Joinville em 2006 e 2007, além de trazer pela primeira vez em Ribeirão Preto os professores Lane Alexander (Chicago, IL) em 2008, Sarah Reich (Los Angeles, CA) em 2013, Michela Lerman (New York, NY) em 2014 e Melissa Tannus em 2015.Integrou a KS Cia. de sapateado, como sapateadora e  coreógrafa e possui vastaexperiência profissional no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos, em 2015, foi professora assistente de Lynn Schwab no “Tap it Out” evento de enceramento do Tap City, em NY, convidada pelodiretor do festival, Tony Waag. Em 2014, participou do festival Soul to Sole em 2014, onde foi convidada a integrar a companhia Tapestry, dirigida por Acia Gray. Nos anos anteriores, marcou presença no Tap City, em Nova York (2013) e no LA Tap Festival, em Los Angeles (2012). Em 2010, na cidade de Chicago, integrou as companhias americanas Chicago TapTheatre e MaddRhythms.Atualmente, ministra aulas em eventos como Tap in Rio, Bahia Tap, Semana de Sapateado de Uberlândia, Festidança, Encontro dos Ritmos, Tap Day Academia do Tap (RJ), entre outros, atuando desde 2015 também como jurada dos Festivais Passo de Arte, Festidança, Festival de Arte e Criatividade e Jacareí Dance Festival.

Bela Pizzani - Isabela Pizani, graduada em Comunicação das Artes do Corpo (2012-2015) e pós-graduada no curso de especialização na Técnica Klauss Vianna (2014-2015), ambos pela PUC-SP. Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto - SP (2005-2009). Especialista pós-graduada em Teatro, Música e Dança para Educadores - (2010-2011). Desenvolveu o projeto de iniciação científica “O ensino do sapateado na cidade de São Paulo: Iniciando a história dos primeiros mestres.” Orientado pela Profª Drª Helena Katz, com bolsa PIBIC-CEPE da PUC-SP (2015). Com esta pesquisa ganhou o prêmio de melhor trabalho do departamento de Artes das pesquisas apresentadas no 24º Encontro de Iniciação Científica em 2015, realizado pela PUC-SP.
Além de integrar a Cia. de Sapateado Pé na Tabua, participou dos festivais: TAP CITY (2014) – Festival Internacional de Sapateado de Nova York realizado pela American Tap Dance Foundation, fazendo o Adult Program com a professora Brenda Buffalino e da Semana do Sapateado (2015) da escola Uai Q Dança – MG.

Ana Luiza Yosetake – Sapateadora é titular na cadeira da dança do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (2014 – 2016) e integra o Coletivo MuDança Ribeirão, que desde 2012 busca difundir e integrar a dança na cidade de Ribeirão Preto. Enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP (2015) teve como tema de pesquisa e Projeto de Cultura e Extensão: "Redução de estresse em estudantes de graduação através de atividades culturais". Foi bolsista em eventos de sapateado, como Encontro dos Ritmos 2015 (realizado em São José dos Campos – SP) e Tap in Rio 2016 (realizado no Rio de Janeiro). Além de integrar a Cia. de Sapateado Pé na Tábua, ministra aulas de sapateado na Oficina de Artes e no Ballet Vanessa Tremeschin.

Samanta Varela –Iniciou seus estudos em 1983, na Academia ValderezZani em Santos - SP. Ingressou na Academia Cristina Cará em 1990, onde cursou ballet clássico, jazz e sapateado. Em 1994, começou a ministrar aulas de sapateado. Em 1996, assumiu a direção do sapateado da Academia e desde então vem se especializando na arte de sapatear através de cursos no Brasil e Estados Unidos. Como coreógrafa, vem se mantendo em destaque a anos, obtendo premiações em grandes festivais do Brasil, como Festidança, Passo de Arte e o reconhecido Festival de Dança de Joinville onde nos anos de 2006 e 2007, obteve a Indicação de Coreógrafa Revelação. No Festidança (São josé dos Campos) obteve o prêmio de Coreógrafa Destaque em 2005 e 2007.
Fez trabalhos coreográficos para vários grupos, entre eles Projeto F.A.M.A (MG), KikaTap Center(SP) e cia KatadoS Por Aí(SP). Como Sapateadora, participou do “Los Angeles Tap Festival”, Chicago HumanRhythm Project” e "Tap City - NY", onde fez cursos e apresentações em grandes teatros como Peter Norton Symphony Space - “Broadway”, onde foi selecionada e se apresentou como solista, e Museu de Arte Contemporânea de Chicago. De 2008 à 2010 integrou a Cia de Sapateado "KS", dirigido por Kika Sampaio. Em 2011 idealizou o "Encontro dos Ritmos" ( encontrodosritmos.com.br ), e desde então o produz anualmente em São José dos Campos. Neste evento, hoje reconhecido como um dos melhores do país em seu seguimento, acontecem workshops, apresentações, jamsession (sessão de improviso com música ao vivo), cuttingcontest (batalha de sapateadores), bate-papo, entre outras atividades que visam o aprimoramento e divulgação da arte de sapatear.

Renata Defina –Diretora da Cia. de Sapateado Pé na Tábua, de Ribeirão Preto (SP), que em 2018 completa 10 anos de existência e resistência na arte. Atua como sapateadora, coreógrafa e produtora cultural. Em 2017, participou do Circuito SESI de Artes circulando os espetáculos “4 por 4 – Escuta essa Dança” e “EM TEMPO” com mais de 30 apresentações pelo estado de SP. EM 2016, o Espetáculo “EM TEMPO”, em que assina a direção coreográfica, foi contemplado no edital do governo do estado de SP - PROAC – apoio à circulação de espetáculos de dança. Foi integrante da “BAM Ensemble” de Chicago – IL (EUA), dirigida por Lane Alexander - criador do Chicago HumanRhythm Project.

Geraldo Junior – Geraldo Junior, bailarino profissional, iniciou seus estudos em dança no ano de 2001 nas Oficinas Culturais de Sapateado – Projeto Rithmus, promovido pela Secretaria de Cultura de Araraquara e Fundart. Participou de cursos de sapateado com vários sapateadores nomeados do Brasil e do exterior. Foi intérprete/coreógrafo da companhia ShuffleTrips de Araraquara-SP. Venceu o Desafio Tap in Rio em 2009. Atua como professor desde 2004 participando como bailarino e coreógrafo de vários festivais de dança. Em 2016 foi convidado a acrescentar ao quadro de professores do Tap in Rio, Bahia Tap, Tap Show, Encontro dos Ritmos, Maratona do Tap e DoubleG (idealizado por ele junto com Giuliano Antônio). Em 2017 ministrou cursos em vários eventos de sapateado no Brasil! Atualmente é proprietário do Aflora Estúdio de Dança e integrante do Grupo New Generation.

Ana Tomioshi – Iniciou seus estudos em sapateado, ballet, jazz e dança irlandesa aos 10 anos de idade na Academia Sheila's Ballet com Sheila e Helga Santos e atualmente é professora e coreógrafa da academia. Especializou-se em Sapateado Americano e ministra workshops do nível básico ao avançado. Fez aulas com talentos como Chloé Arnold, DormishaSumbry-Edwards, Sarah Reich, Derick Grant e outros. Recebeu bolsas para participar de grandes festivais de sapateado pelo mundo, como DC Tap Festival, New Jersey Tap Festival e LA Tap Festival. Apresenta-se e participa dos principais eventos nacionais de sapateado. Em 2014, entrou no Jacob'sPillowTapProgram onde estudou com Dianne Walker, Jason Samuels, Nicholas Young, Sam Weber e Michelle Dorrance e integrou o elenco formado por 25 sapateadores selecionados pelo mundo para dançar no Jacob’sPillow Dance Festival 2014 apresentando vários trabalhos coreografados pelos professores do programa. Foi selecionada para se apresentar como solista no evento Jason Janas&Friends 2014. Venceu por dois anos consecutivos a categoria solo feminino de sapateado no Festival de Dança de Joinville. Em 2014, foi indicada ao prêmio de melhor bailarina do Festival. Em 2015, coreografou e integra o grupo de jovens talentos Tap New Generation formado por profissionais de todo o Brasil.

Nelson Moura – Bailarino, professor e coreógrafo. Iniciou os estudos em 2009 no Grupo de Sapateado Sueli Maia. Ingressou na CBS Dance Factory em 2010, sob a direção de Adriana Brunato. Participou de diversos festivais com o grupo, dentre eles "Brasil Tap Jazz" (Curitiba), Festidança (São José dos Campos) e "Passo de Arte" (Indaiatuba). Em 2012 assumiu a direção de sapateado da academia, desde então vem se destacando como coreógrafo e bailarino. Venceu a batalha de sapateado do festival "Encontro dos Ritmos" (SJC) em 2013, no mesmo ano recebeu o prêmio de Melhor bailarino no "RV Festival" (Campos do Jordão). Foi indicado como Melhor Coreógrafo no "Festidança" (SJC), e recebeu o prêmio de segundo lugar no Festival de dança de Joinville, em 2014. Em 2017 passou a integrar a Cia Tap New Generation, mesmo ano em que estreou como professor do Festival Encontro dos Ritmos (São José dos Campos). Fez aulas com grandes nomes do sapateado, tais como Chloe Arnold, Steve Zee, Michela Marino Lerman, Christopher Broughton, Jason Samuels Smith, Nicholas Young, Max Pollak, Nico Rubio, Maud Arnold, Steven Harper, Leonardo Sandoval, Charles Renato, Thiago Marcelino, Leonardo Sandoval, entre outros.

PROGRAMAÇÂO
16/05
- Workshop para professores de sapateado com Juliana Garcia de Ribeirão Preto com os professores Uai Q Dança,  14:30 às 16h.
- Workshop com Juliana Garcia de Ribeirão Preto para estudantes de sapateado nível : inter/avançado das 19:30 às 21h.

24 a 29/05
- Aulas especias para alunos do Uai Q Dança  com as sapateadoras e professoras de Ribeirão Preto : Bela Pizzani e Ana Luiza Yosetake. Elas passarão por todas as turmas de sapateado do Studio em seus horários regulares. 
Interessados, ligar no Uai Q Dança (32365056) para mais detalhes.

31/05 e 01/06
- Workshops com os professores: Samanta Varela Renata Defina, Geraldo Junior, Ana Tomioshi, Nelson Moura, Maria Clara Laet e com a Madrinha do sapateado do Uai Q Dança : Chris MATALLO. Níveis Avançado, Intermediário e Básico. Manhã de 10 às 11:30. tarde 14h às 18h.
Ligar no Uai Q Dança para mais detalhes de níveis, horários e valores : (34) 32365056

01/06
´Em Tempo´ . Espetáculo Grupo Pé na Tábua de Ribeirão Preto, no Palco de Arte às 20:30.Valor do ingresso : 15,00 antecipado e 30,00 inteira. Local de venda : uai Q Dança e no dia com uma hora de antecedência na bilheteria do Palco de arte.

02/06
Tap na Rua às 10h, Praça Coronel Carneiro. Este Tap na rua será num formato de GRANDE AULA ao público que estiver passando ou quiser ir até lá com Chris MATALLO. E mesmo  pra quem nunca sapateou. Então venham todos com seus sapatos comuns e se lancem a essa beleza que é sapatear e se divertir.
Participações especiais: Grupo Tabinha e Jack Will

02/06
Às 20h - Espetáculo 20 anos da Semna do Sapateado Uai Q Dança, no Teatro Municipal. R$20 antecipado na secretaria do Uai Q Dança a partir do dia 28/05.

02/06
A Festa. Uma baladinha maravilhosa para comemorar e dançar muito. A partir das 22h. Local ainda a confirmar.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

UAI Q Dança comemora 20 anos da Semana do Sapateado
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial