segunda-feira, 28 de maio de 2018

Redução da mortalidade materna é tema de conscientização do Hospital Santa Genoveva


Foi criado em 28 de maio de 1994 o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, data que visa fortalecer e garantir melhores políticas públicas que garantam boas condições médicas para as gestantes. Nesta data, ainda, é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.
Ter o filho nos braços após o parto é o que toda mãe quer, sempre pensando que tudo ocorra da mais segura e melhor maneira para ela e, principalmente, para o bebê. Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou em 2012 um check-list de parto seguro, visando a segurança dos pacientes. São quatro momentos importantes, que vão da admissão da mãe no centro cirúrgico, até o momento da alta.
Este check-list tem por objetivo evitar que aconteçam mortes maternas e de recém-nascidos após os partos. Para a ginecologista e obstetra do Hospital Santa Genoveva, Ana Paula Lino Machado, boa parte dessas mortes podem ser evitadas, uma vez que as principais causas são por hemorragia, infecções e trabalhos de parto mal sucedidos, além da pré-eclâmpsia. “Esse processo auxilia os médicos para que os padrões sejam seguidos e cada parto ocorra da melhor maneira possível, sempre prezando pela boa qualidade dos serviços oferecidos”, disse a obstetra.

Etapas do Check-List
Admissão da mãe no centro cirúrgico ou sala de parto; antes da cesárea ou, em caso de parto normal, antes de empurrar o bebê; uma hora após o nascimento e antes do bebê e da mãe receberem alta.
“Cada etapa deve ser observada e bem acompanhada pelo obstetra responsável. Por exemplo, verificar se a mãe está com sangramento exacerbado, se há foco de infecção e se o bebê já consegue mamar”, finaliza a médica.

Dados da OMS
Segundo a Organização Mundial de Saúde, dos 130 milhões de nascimentos que ocorrem todos os anos, cerca de 303 mil resultam na morte da mãe, 2,6 milhões são natimortos e outros 2,7 milhões de recém-nascidos morrem nos primeiros 28 dias após o nascimento.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Redução da mortalidade materna é tema de conscientização do Hospital Santa Genoveva
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial