segunda-feira, 21 de maio de 2018

Projeto Cafés Autorais desembarca novamente em Uberlândia


Cafeteria da cidade participou de toda a cadeia de produção, desde a colheita na lavoura a torra, que resultou em sabor e aromas exclusivos 

Pelo segundo ano a cafeteria de Uberlândia Café D’ Casa terá em seu cardápio um café exclusivo e colhido pessoalmente pelas proprietárias Ana Lívia Aquino e Monique Amaro, na Fazenda Rio Brilhante – Unidade Coromandel, do Grupo Farroupilha. O lançamento acontece nesta quinta-feira, 24 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do Café, em um Happy Hour com a presença da equipe da Fazenda Rio Brilhante e também de coffee lovers da cidade. 
O projeto Cafés Autorais é parte da estratégia Região do Cerrado Mineiro desenvolvido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado em parceria com o Sebrae Minas, que tem o intuito de fomentar o consumo do café origem controlada e de alta qualidade, levando cafés com o Selo de Origem e Qualidade Região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem para cafés no Brasil.
Ainda no ano passado, as empreendedoras foram à fazenda parceira para selecionar e colher os grãos manualmente e, junto com o Gerente de Qualidade do Grupo, o Q-Grader Fellipe Pacheco, escolher a variedade, o processo de secagem e preparo do café. Foi colhido um micro lote com 60 quilos do grão, resultando em um café com sabor e aromas exclusivos.
Para certificação de origem e qualidade dos grãos, uma amostra do lote foi enviada à Federação dos Cafeicultores, que emitiu um laudo atestando a qualidade. “É considerado um café especial o grão que recebe nota acima de 80 pontos, segundo os critérios de avaliação da Associação de Cafés Especiais. O lote atingiu uma nota superior e, por isso, se tornou apto a receber o Selo de Origem e Qualidade da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro”, explica o superintendente da Federação, Juliano Tarabal.
Após a colheita e beneficiamento, o café foi enviado para o desenvolvimento do perfil de torra – processo em que os grãos de café são “torrados” com o objetivo de atingir as melhores características de sabor, aroma e acidez. A barista (profissional especialista em cafés especiais) e mestre de torra Paula Dulgheroff foi a responsável por esta fase, com todo critério para manter as nuance incríveis do lote.

SERVIÇO
Lançamento Café Autoral – Rio Brilhante para Café D’ Casa
Data: 24 de maio (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Café D’ Casa – Rua Vigário Dantas, 89, Fundinho

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Projeto Cafés Autorais desembarca novamente em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial