segunda-feira, 21 de maio de 2018

Previna as doenças respiratórias do outono


Estamos no outono e nessa época do ano, é preciso ter cuidados especiais para evitar algumas doenças. A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumenta os casos de doenças respiratórias.
A combinação de doenças infecciosas, inflamatórias e alérgicas gera uma série de problemas respiratórios causando sintomas gripais, resfriados, pneumonias, alergias respiratórias, entre outras doenças.
A gripe é a protagonista das doenças de outono. Com a queda na temperatura, as pessoas ficam com a casa mais fechada e evitam a exposição ao ar livre. Desta forma, doenças causadas por vírus, por exemplo, se proliferam mais rapidamente. Ha uma variedade de virus Influenza e a forma mais eficaz de se evitar a doença, ou evitar suas complicações é a vacinação, por isso, a campanha de vacinação se intensifica nesse período. Embora, em alguns casos, a vacinação contra a gripe não possa impedir um indivíduo de desenvolver a doença, pode reduzir a gravidade e/ou a duração da doença e prevenir complicações. 
Os resfriados também são muito comuns e muitas vezes são confundidos com a gripe. A gripe é causada pelo vírus influenza e tem sintomas mais fortes, como febre alta, tosse, coriza, dor no corpo, dor de cabeça e fraqueza. Já o resfriado que é também causado por vírus, é mais brando e geralmente, provoca tosse, coriza, obstrução nasal, dor de garganta e as vezes, febre baixa.
        Algumas recomendações podem ajudar a prevenir essas doenças de outono, são elas:
·  Higienize as mãos com mais frequência; 
·  Evite ficar muito tempo em locais fechados e com muitas pessoas;
·  Higienize os ambientes com frequência (use aspirador de pó e um pano úmido);
·  Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios;
·  Mesmo nos dias mais frios, deixe as janelas abertas para uma boa ventilação do ambiente;
·  Tome bastante líquido, principalmente, água;

Caso apresente qualquer sintoma, procure um especialista para diagnóstico e tratamento adequado.

Dr.ª Simone Martins Ferreira – Clínica Médica do Hospital Santa Clara

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Previna as doenças respiratórias do outono
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial