segunda-feira, 21 de maio de 2018

Cooperamundo realiza mais uma ação com alunos da Escola Municipal Dom Bosco, nesta quarta-feira

Contação de histórias, gincana com utilização de recicláveis e construção de composteira estão entre as atividades que acontecem pela manhã e à tarde. 

Nesta quarta-feira, 23 de maio, o Cooperamundo realiza mais uma rodada de atividades com os alunos da Escola Municipal Dom Bosco, dando sequência ao trabalho iniciado com uma manhã de sábado encantadora e com ótimos resultados, no início deste mês. Por se tratar de um dia letivo, as atividades desta semana ocorrerão nos horários das aulas, nos turnos da parte e da manhã, das 7 às 11 e das 13 às 17h.
Especialistas integrantes do Cooperamundo e voluntários parceiros envolverão as crianças e jovens em ações que reforçam a importância da consciência e da prática relacionada aos cuidados com o meio ambiente. Uma das atividades será a construção de uma composteira, que possibilita gerar adubo com a utilização de restos de comida da cozinha. Além de reciclar o lixo orgânico, a compostagem possibilita o incremento na horta, com a utilização deste adubo, como explica a presidente do Cooperamundo, Fernanda Peppe. “A compostagem é totalmente sustentável e isso é o que que queremos mostrar e implementar com os alunos. Além de reutilizar o lixo orgânico, eles poderão ter na escola uma horta com maior qualidade com a produção de alimentos que são consumidos por eles. A compostagem ainda contribui com a redução das emissões de metano, que é produzido na decomposição de restos orgânicos, sendo um dos responsáveis pelo tão falado efeito estufa quando se trata de mudanças climáticas e aquecimento global”, explica Fernanda.
Assim como na última ação deste projeto na Escola, dessa vez também acontecerá atividades culturais e de lazer. As turmas serão envolvidas em uma gincana, com uma competição saudável e relacionada a utilização de materiais recicláveis, fomentando neles o desejo de separar os resíduos e preparando para uma nova etapa que será iniciada em breve, levando a escola ao cenário mais efetivo de sustentabilidade. Além disso, a escritora e booktuber - youtubers que mostram em vídeo dicas e comentários sobre literatura - Fernanda de Oliveira fará ‘Contação de histórias’ com as crianças, sempre com a participação envolvente do personagem Zoic, um alienígena que ensina as crianças sobre a importância da preservação ambiental, com uma forma divertida de educar. Além da coleção inspirada em Zoic, que envolve livros e CDs com músicas em parceria do co-autor Giordano Pagotti, Fernanda também tem o game ‘Zoic Salvando Planetas’ e mantem o ‘Canal da Fê Liz" no YouTube. O objetivo da autoria é envolver as crianças no mundo real e também no virtual com esta responsabilidade sócio ambiental.

Instituto Cooperamundo
Com o objetivo de conectar propostas ideias e ações, com a elaboração e implementação de projetos sócios ambientais, o Cooperamundo é um instituto sem fins lucrativos comprometido com a economia circular e colaborativa, criando oportunidades e desenvolvemos potenciais. O Cooperamundo recebe de braços abertos pessoas e parceiros com ideias próprias que tenham potencial transformador e que queiram ser parte de um trabalho desenvolvido com paixão e entusiasmo, disseminando o uso consciente dos recursos naturais para impactar positivamente as comunidades.

Serviço
Construção de composteira, contação de histórias e gincana com utilização de recicláveis, com os alunos da Escola Municipal Dom Bosco
Data: quarta-feira - 23 de maio
Horário: das 7 às 11 e das 13 às 17h.
Local: Escola Municipal Dom Bosco - Rod Br365 Km20, 0, S/N (antigo Patronato)
Participação de voluntários: devem fazer contatos por meio do telefone (34) 3304-2496 ou e-mail ola@cooperamundo.org

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cooperamundo realiza mais uma ação com alunos da Escola Municipal Dom Bosco, nesta quarta-feira
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial